O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda. ... “Para potencializar as discussões sobre o turismo é necessária a parceria dos setores público e privado.
Reúne estudos econômicos relacionadas às atividades de turismo no Brasil e sua participação na economia do país.
O turismo pode ser considerado uma atividade econômica, pois é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e também por criar diretamente ou indiretamente postos de trabalho. Assim gerando uma grande influência na economia de vários países.
"A grandeza de um organismo turístico oficial reside em contribuir para o desenvolvimento econômico e social. ... O turismo, como valor e atividade, é fundamental ao desenvolvimento cultural, eco- nômico, social e político do país; 2.
O turismo é uma área bastante importante para o aquecimento econômico da Região Nordeste. Esta região possui a maior parte do litoral brasileiro (com belas praias e pontos turísticos), o que é um atrativo para turistas nacionais e internacionais.
Viajar é, para muitos, a maior forma de lazer e a mais eficiente terapia. ... Quando a viagem nos proporciona atividades mais naturais, os benefícios do turismo são ainda maiores. Isso porque o contato com a natureza faz bem até para a saúde, melhorando a pressão arterial e aumentando os níveis de vitamina D.
positivo - emprego no turismo traz novos fluxos de renda para uma comunidade. negativo - mas também inibe indivíduos da realização de tarefas tradicionais, tornando as famílias dependentes da renda do dinheiro do turismo e, portanto, menos susceptíveis a ter trabalhos tradicionais ou participar de atividades sociais.
Os principais benefícios encontrados foram a conservação e recuperação dos recursos naturais e do patrimônio cultural, a geração de novas oportunidades de trabalho no meio rural e a redução do êxodo rural.
O marketing de conteúdo é uma boa forma de atrair turistas para uma cidade....Como atrair turistas para uma cidade?
Como os atrativos turísticos da sua cidade podem melhorar suas vendas. Um destino turístico depende de seus atrativos turísticos para atrair visitantes e turistas. Para um hotel ou pousada, investir em marketing digital com conteúdos relacionados a esses atrativos geram diversas vantagens para a divulgação da empresa.
O plano municipal de turismo é, portanto, uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino.
Sob o enfoque desses aspectos iniciais, pode-se compreender “potencialidades turísticas” como um conjunto de características próprias dos lugares, territórios e regiões que, estão disponíveis e podem transformar-se em produto turístico e, posteriormente, em atrativo à demanda turística.
Os investimentos públicos e privados transformam os locais potenciais com a geração de estímulos que são capazes de atrair turistas nacionais e estrangeiros. ... construção de novos aeroportos - que tenham espaço suficiente para o deslocamento e conforto dos turistas.
O Brasil oferece aos turistas nacionais e internacionais uma ampla gama de opções, sendo que as áreas naturais são o seu produto turístico mais popular, uma combinação de ecoturismo com lazer e recreação, principalmente sol e praia e turismo de aventura, bem como o turismo histórico e cultural.
TURISMO HISTÓRICO O município de Muqui possui o maior sítio histórico do Espírito Santo, com mais de 200 construções tombadas, e algumas abertas à visitação.
Os sons capixabas podem vir da casaca, da concertina e até do trombone. A dança recebe influências italiana, alemã, portuguesa e africana. O Espírito Santo é Congo, Jongo, Ticumbi, Reis de Boi, Pastorinhas, Alardo, tem também o Boi Pintadinho.
Entre os destinos estão as tradicionais festividades culturais do Espírito Santo: Festa da Polenta e Festival de Sanfonas e Concertinas.
O Espírito Santo é um caldeirão de diversidade cultural. A rica combinação é uma mistura dos costumes e tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes (italianos, alemães, pomeranos, libaneses, entre outros) que fixaram residência no Estado.
São tortas e moquecas, prato mais popular, além de muxá (feito com milho) e o mingau de folhas alternados com receitas de origem italiana e alemã, como a polenta, o anholini, o minestrone, a sopa pavesa, o chucrute, o brote e o caneloni, além das sírio-libanesas, como o charuto, o arroz com lentilhas, o tabule e o ...
O Espírito Santo tem uma identidade cultural peculiar, caracterizada pela diversidade. Sua gente é um encontro de índios, negros, portugueses e imigrantes italianos, alemães, pomeranos, austríacos, espanhóis, holandeses, suíços, poloneses, libaneses, entre outros.
Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.
Apesar de que muitos pensam, quem nasce em Vitória não é capixaba, mas, sim, vitoriense. O termo “capixaba” passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. Ele se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.
Denominados de Tupinikin, Margaiás, Tuaya ou Tupiniguin, esses índios habitavam uma faixa de terra litorânea compreendida entre Camamu e o rio Cricaré ou São Mateus, abrangendo, portanto, terras da Bahia e do Espírito Santo. Entretanto, a ocupação das terras atualmente restringe-se apenas ao município de Aracruz.
Os habitantes naturais do estado do Espírito Santo são denominados capixabas (ou espírito-santenses). O gentílico foi dado aos futuros cidadãos do Espírito Santo devido às roças de milho que ficavam na ilha de Vitória.
Espírito Santo, um estado de praias e montanhas, verão e inverno, rios e cachoeiras, de festas de imigrante e agroturismo, de aventuras e de relaxamento, em fim, um local de turismo!