Equilíbrio Hidrófilo Lipofílico ou EHL és un termino de farmacotécnica, en que ocorre equilíbrio entre uma fase oleosa en una fase aquiosa de una emulsão. De acuerdo con Griffin, ésta clasificado numérica das propriedades hidrófilas e lipófilas de un composto, siendo a % molar do grupo hidrofílico dividido por 5.
Em contra partida o diazo necessita de mais tempo de exposição e sua gravação é feita com radiações luminosas ricas em raios ultravioletas, o diazo é o tipo de emulsão mais popular pelo custo e pela facilidade de manuseio.
Emulsões serigráficas são colóides compostos de resinas aquosas que, misturadas a agentes químicos fotoiniciadores, formam a matéria-prima para a confecção do estêncil serigráfico sob a tela. ... É dito que as emulsões são sensíveis à luz ou fotossensíveis na faixa de Ultra Violeta.
A mistura à emulsão deve ser na proporção de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante. Deve ser usado um copo graduado para medir corretamente as partes que serão misturadas.
PASSO A PASSO PARA PREPARAR A EMULSÃO DE SERIGRAFIA Com a emulsão já no copo medidor, iremos adicionar 10% de sensibilizante no mesmo, no caso adicionamos 50ml de emulsão, seguindo a regra de 10% para efetuar a mistura, iremos então adicionar 5ml de sensibilizante para a mistura.
Observar o tempo de secagem, para que não ultrapasse de 40 minutos. É desejável que esse tempo seja o mais rápido possível, por isso deve-se colocar um ventilador na câmara escura, tendo, porém, o cuidado de não deixar o vento incidir diretamente sobre a emulsão, pois poderia deslocar a camada ainda líquida.
A proporção é de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante. O sensibilizante mais fácil de trabalhar e de comprar no Brasil é o bicromato de amônia, vendido em lojas de materiais de silk screen.
Em serigrafia: usar solvente na proporção de 10 a 20%. Em aerografia: usar solvente na proporção 1:1 ou até 2 partes do solvente para uma parte da tinta. Se necessário, retardar com solvente retardador.
A tinta vinílica é um dos revestimentos mais utilizados na serigrafia onde é aplicada como tinta para a impressão serigráfica em materiais flexíveis, rígidos e semi rígidos como adesivos, embalagens, decalques, objetos plásticos derivados do PVC como brinquedos, chaveiros e afins.
De maneira geral, recomenda-se diluir no máximo 10%: para cada quilo de tinta juntar 100 gramas de solvente. de igualação.
Usar na média de 5 a 10% sobre qualquer tinta base de água, evitando o entupimento da matriz. Caso não tenha este produto em mãos, pode-se usar 5% de uréia técnica ou aguarrás. Tome cuidado para não exceder esses produtos.
As tintas de plastisol podem ser diluidas, neste caso você deve usar o amaciante de plastisol (5%). Cuidado para não diluir de mais a tinta, quando isso ocorre a tinta poderá migrar depois de impressa e/ou depois da secagem na estufa (170ºC por 3 min).
Para diluir um pouco a tinta acrílica, deve-se umedecer o pincel em água limpa e iniciar a pintura. Já para realizar uma diluição mais forte, o indicado é despejar a água diretamente na paleta ou no recipiente onde está a tinta.
Uso de rolo para aplicação de textura: 1) Antes de tudo, prepare a massa. Para isso, bata a massa com vigor, não se esquendo de misturar o fundo da embalagem, para garantir que a massa fique bem homogênea. Se por preciso diluir, faça isso com no máximo 10% de água, mas em geral a diluição não é necessária.
Aplicando a textura Bata, com a ajuda de um pedaço de madeira ou uma colher apropriada para este serviço, a massa com força até ficar mais maleável, como uma massa fina. Se notar que está muito grossa, dilua, com no máximo, 10% de água. Não mais do que isso para não estragar a massa.
Aplicar a textura [e o seu segredo] Não abra um pano muito grande, trabalhe com faixas de 3,0m2 a 5,0m2. O segredo da textura é: O efeito da textura deve ser dado com ela ainda fresca, logo em seguida que foi aplicada.