A borracha natural é o poli-isopreno extraído do látex das seringueiras, e as borrachas sintéticas são polímeros diênicos sintetizados, como o polibutadieno e o neopreno. ... Mas praticamente toda a produção mundial de borracha natural vem da extração de látex da seringueira (Hevea brasiliensis).
Nos dias atuais, a Borracha é principalmente utilizada para produção de pneus e de alguns insumos médicos, assim como látex. A utilização da borracha nos dias atuais são exemplos da permanência histórica da exploração da borracha do século 19 e 20 que é uma grande base da economia do norte do país.
Borracha e betume são utilizados em diversos segmentos da indústria e da produção manual.
Atualmente, a borracha é utilizada na fabricação de inúmeros produtos como pneus, luvas, mangueiras, acessórios para máquinas, elásticos, calçados, enfeites, joias e artefatos para cozinha.
Em 1839, o norte-americano Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanização, tornando a borracha mais forte e resistente ao calor e ao frio, a partir do aquecimento dessa substância misturada com enxofre. A partir daí, a borracha passou a ser usada como matéria-prima para diversos produtos industrializados.
Como a região amazônica era o único local de produção, a economia da região se beneficiou do aumento da demanda. A produção de borracha passou de 156 toneladas em 1830 para 31,1 mil toneladas em 1911. ... Esse processo de urbanização e impulso econômico foi tratado como um processo de modernização da região.
O ciclo da borracha que era extraído do látex da seringueira e após um processo transformado no material a ser comercializado transformou a região amazônica, fatores como a expansão da colonização, a atração pelas riquezas do lugar e transformações tanto culturais como físicas do lugar, trouxeram enorme crescimento ...
Esses novos seringueiros receberam a alcunha de Soldados da Borracha, numa alusão clara de que o papel do seringueiro em suprir as fábricas nos EUA com borracha era tão importante quanto o de combater o regime nazista com armas. Manaus tinha, em 1849, cinco mil habitantes, e, em meio século, cresceu para 70 mil.
Os seringueiros são trabalhadores que vivem da extração de látex das seringueiras, árvores com ocorrência principalmente na floresta amazônica. Possuem um modo de vida integrado à natureza, dependendo dela não apenas para exercício de sua atividade produtiva, mas para sua subsistência como um todo.
A grande maioria dessas pessoas era constituída por homens solteiros, jovens ou adultos, que vinham como força de trabalho, despojada de qualquer condição ou instrumento de produção, engajar-se na empresa extrativista da borracha.
Assim era a vida dos “barões da borracha”, como se tornaram conhecidos os comerciantes que enriqueceram com a exploração do látex entre o final do século X e início do século XX em Manaus. ... Era o fim da vida ostentosa do alemão, que voltou para sua cidade natal, Hamburgo, onde faleceu, sem retornar mais a Manaus.