Criar um gráfico de pareto
Carregar e ativar as Ferramentas de Análise
A estatística é o campo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo possível realizar alguma interpretação deles. A estatística é dividida em duas partes: descritiva e inferencial.
Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população. ... Outro exemplo de população é o caso de um biólogo que necessita estudar uma espécie de formigas de uma determinada região.
A Estatística se divide em três áreas: Estatística Descritiva, Estatística Inferencial e Probabilística. ... No estudo da estatística é fundamental compreender os conceitos de: População, Amostra, Variável, Tipos de variável, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão, Séries Estatísticas e Tipos de Gráficos.
Tabela de frequências para dados de tipo quantitativo discreto. ; coluna das frequências absolutas – onde se regista o total de elementos da amostra que pertencem a cada classe (ou número de vezes que cada valor x∗i; surge na amostra) e coluna das frequências relativas (ou percentagens).
Tipos de gráficos Em estatística é muito comum a utilização de diagramas para representar dados, diagramas são gráficos construídos em duas dimensões, isto é, no plano. Existem vários modos de representá-los, as principais são: gráfico de pontos, gráfico de linha, gráfico de barra, gráfico de coluna e gráfico de setor.
Fases do método estatístico
A Análise Descritiva é a fase inicial deste processo de estudo dos dados coletados. Utilizamos métodos de Estatística Descritiva para organizar, resumir e descrever os aspectos importantes de um conjunto de características observadas ou comparar tais características entre dois ou mais conjuntos.
A Estatística Descritiva permite-nos resumir, descrever e compreender os dados de uma distribuição usando medidas de tendência central (média, mediana e moda), medidas de dispersão (valores mínimo e máximo, desvio padrão e variância, percentis, quartis e decis), e medidas de distribuição (achatamento e simetria da ...
Já a estatística matemática, ou inferencial, corresponde aos avanços efetuados a partir da utilização da teoria de probabilidades no estudo das relações existentes entre populações e amostras delas retiradas.
A teoria da Probabilidade é o estudo matemático na quantificação da aleatoriedade e incerteza de eventos na natureza; a Estatística é a ciência da coleta, descrição e análise de dados.
A probabilidade “apenas” indica quais são as chances de um determinado evento ocorrer. Ainda assim pode ser de extrema utilidade. Por exemplo, ao se lançar uma moeda, que consiste em um evento aleatório (onde todos os resultados têm a mesma chance de ocorrer) a chance de se obter a face cara é de 1 em 2 ou 50%.
Um evento é chamado de certo, quando ele é igual ao espaço amostral. Por exemplo, qual é a probabilidade de sair um número ao lançarmos um dado? Ela é 100%, pois sempre sairá um número. Isso pode ser calculado dividindo o número de elementos do evento pelo número de elementos do espaço amostral.