Mutagênese induzida: agentes químicos como etil-metano sulfonato (EMS) ou radiação gama são utilizados para induzir mutações nas sementes. Plantas mutantes com as características desejadas são então selecionadas e propagadas.
O melhoramento genético consiste no processo de selecionar ou alterar o material genético de seres vivos de forma intencional visando o desenvolvimento de características desejáveis. ... Esse tipo de prática é conhecido como melhoramento genético convencional ou clássico.
Seleção é o processo decisório que indica quais animais de uma geração tornar-se-ão pais da próxima, e quantos filhos lhes serão permitido deixar. Em outras palavras, pode-se entender seleção como sendo a decisão de permitir que os melhores indivíduos de uma geração sejam pais da geração subseqüente.
É a seleção baseada unicamente no desempenho do próprio indivíduo a ser avaliado. ... A seleção pelo desempenho fenotípico individual é eficiente quando as características têm herdabilidade alta, situação em que o valor fenotípico constitui indicação segura do valor genético dos indivíduos.
A intensidade de seleção provê a indicação da magnitude da diferença entre a média dos indivíduos selecionados e a média da população, em outras palavras, ela é medida pelo diferencial de seleção.
O ganho genético por ano foi obtido multiplicando-se o produto do diferencial de seleção ponderado médio (em kg) pela herdabilidade e dividindo-se pelo intervalo de geração médio.
A seleção é a escolha dos melhores animais que serão utilizados como reprodutores e os cruzamentos são acasalamentos entre raças distintas com o intuito de se obter a heterose e a complementariedade dos animais.
Duas são as ferramentas disponíveis para se promover o melhoramento genético de qualquer espécie: seleção e cruzamento. Seleção é o processo decisório que indica quais animais de uma geração tornar-se-ão pais da próxima, e quantos filhos lhes serão permitido deixar.
O que é melhoramento genético? Basicamente o melhoramento genético é uma maneira de selecionar os animais mais eficientes que serão mantidos no rebanho de uma propriedade, com a finalidade de produzirem descendentes que vão ter mais chances de possuir as mesmas características.
O melhoramento genético é uma área muito utilizadas em campos da biologia, agronomia, engenharia florestal e zootecnia. Lembrando que o processo de melhoramento deve ser contínuo para sua maior efetividade.