Usando o hexagono como unidade de medida, a flor mede 9 hexagonos. Basta observar na figura que há 1 hexagono amarelo (miolo da flor), 6 hexágonos roxos (pétalas da flor) e 2 hexágonos verdes (folhas da flor). Agora basta somar tudo: 1 hexagono amarelo + 6 hexagosnos roxos + 2 hexagonos verdes = 9 hexagonos pintados.
Como Calcular a Área de um Losango? Para calcularmos a área de um losango devemos realizar o produto entre as medidas das diagonais e dividir por dois. Ao traçarmos as diagonais, quatro triângulos retângulos são formados. Então, a área é igual a área dos quatros triângulos.
Cálculo de perímetro e área É determinado através da soma obtida a partir da definição dos lados. De modo que os losangos apresentam lados iguais, basta que sejam multiplicados os lados por quatro, bastando saber as medidas.
Exercícios Sobre a Área do Losango
Usando a base e a altura. Descubra o comprimento da base e o da altura. Você pode pensar nesse processo como sendo equivalente à multiplicação da altura pelo lado do losango. Digamos que essa altura seja igual a 7 cm e que a base seja igual a 10 cm.
Se você conhece a medida da altura do trapézio, bem como a de suas bases, use a seguinte equação: Área = (base 1 + base 2)/2 × altura ou A = (b1 + b2)/2 × h.
Para calcular a área do losango é necessário traçar duas diagonais. Dessa forma tem-se 4 triângulos retângulos (com ângulo reto de 90º) iguais. Assim, podemos encontrar a área do losango a partir da área de 4 triângulos retângulos ou 2 retângulos.
h = altura do paralelogramo, ou seja, a distância entre a base e seu lado oposto.
Verificado por especialistas. Olá. Para descobrirmos a altura, devemos primeiro usar o triângulo já formado na figura. Sabendo que as laterais são proporcionais, podemos afirmar que a linha pontilhada, usada pra delimitar a altura (h), divide igualmente de um lado quanto do outro.
Relembre o teorema de Pitágoras. O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero.
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.
1º Para se obter uma medida aproximada, basta realizar a média dos lados paralelos e multiplicar um pelo outro. 2º Pode-se dividir o terreno em vários triângulos e calcular a área de cada um. 3º Também é possível obter a área de um terreno irregular através das coordenadas espaciais dos vértices.
Área: equivale a medida da superfície de uma figura geométrica. Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura. Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).
Calculando a área de um pentágono irregular exigem métodos alternativos de cálculo de áreas. O mais comum é dividir o pentágono em cinco triângulos e calcular a soma das cinco áreas da área triângulos .
Resposta de Anónimo. É só somar a metragem da frente e do fundo e dividir por 2. Depois some a metragem do lado direito com o esquerdo e também dividir por 2. Pronto, agora é só multiplicar um resultado pelo outro e vc terá a metragem total do imovel.
Método 3 de 3: O apótema é uma linha que sai do centro do pentágono e toca um dos lados dele, em um ângulo reto. Se você souber o comprimento dele, é possível usar essa simples fórmula. Área de um pentágono regular = pa/2, onde a = perímetro e a = apótema.
Multiplique o comprimento do diâmetro, a distância do vértice ao vértice oposto, por 0,383 para calcular o comprimento do lado. Por exemplo, o diâmetro é 10 cm — 10 cm multiplicado por 0,383 resulta em 3,83 cm.
O octógono regular possui todos os ângulos internos iguais a 135° e todos os ângulos externos iguais a 45°. Veja como são feitos os cálculos das medidas dos ângulos do octógono: Ângulo externo.
135º
Um eneágono regular tem lado igual a 6 centímetros. Qual a medida de sua área? Solução: O perímetro desse polígono é igual a 6·9 = 54 cm.
Como calcular o apótema
Use uma régua para desenhar uma linha representativa do tamanho desejado. Esse será o primeiro dos oito lados do octógono. Desenhe a sua linha em um local que ainda permita bastante espaço para os outros lados. Usando um transferidor, marque um ângulo de 135° relativo à sua linha.