Faça exercícios físicos Inúmeros estudos têm demonstrado que o exercício físico é tão eficaz quanto antidepressivos no tratamento do mal. Pesquisas mostraram também que as pessoas que se exercitam são cerca de 3 vezes menos propensos à recaída em depressão ao longo de um ano, do que aqueles que tomam medicação sozinha.
A depressão normalmente é causada por alguma situação perturbadora ou estressante que ocorre na vida, como morte de um familiar, problemas financeiros ou divórcio. No entanto, também pode ser provocada pelo uso de alguns remédios, como Prolopa, ou em caso de doenças graves, como câncer ou HIV, por exemplo.
Como descobrir se alguém sofre de depressão? Confira 5 sinais a seguir
Orientações para falar com quem está passando por uma crise de depressão
Setembro Amarelo: 10 coisas que você pode fazer para ajudar uma pessoa em depressão
A atividade física é uma grande aliada de quem está em depressão. Junto a outros métodos de tratamento, pode melhorar o humor e qualidade de vida. Para estimulá-lo a se exercitar, convide-o para caminhar, praticar algum esporte de grupo, participar de alguma aula ou ir à academia.
A Doença Bipolar, tradicionalmente designada Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e «mania». Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável.