Clique com o botão direito sobre a opção Fornecedor; Clique em “Insere nova pessoa”; Informe o código do fornecedor desejado; No campo Conta informe a conta contábil na qual o sistema lançará um crédito referente ao valor total da fatura, e um débito referente ao valor do desconto obtido.
Qual lançamento contábil corresponde ao registro de uma operação de recebimento de adiantamento de clientes por uma empresa, observando o Princípio de Competência? DB - Banco / CR - Receitas Antecipadas (resultado).
Como deve ser a contabilização no seguinte caso: Uma empresa de lucro real tomou serviço e teve que pagar sobre essa nota o valor 4,65% referente pis/cofins/csll em acordo com a Lei Mas a empresa, prestadora de serviço, não fez esse desconto na sua fatura.
Caso o valor pago indevidamente ou a maior incluir também multa e juros, esses valores também poderão ser compensados ou restituídos. Essa possibilidade decorre do fato de que, se é um valor pago indevido ou a maior, a multa e juros também são considerados indevidos ou a maior (totalmente ou parcialmente).
O processo de encontro de contas é realizado através da tela Consulta de Movimentos de Clientes e Fornecedores (F301CCF), acessada tanto do menu de Contas a Pagar quanto do Contas a Receber, diferenciando o tratamento entre Fornecedores e Clientes, respectivamente.
O Encontro de contas é uma forma de baixar contas a pagar com contas a receber. É muito utilizado nas permutas, onde as empresas trocam serviços ou produtos uma com as outras.
Como contabilizar os créditos decorrentes do PIS e da COFINS não cumulativos? Os créditos decorrentes da não cumulatividade da Cofins e do PIS-Pasep podem ser contabilizados a débito de conta “Tributos a Recuperar” do Ativo Circulante, em contrapartida da conta que originou o crédito.
Os débitos decorrentes da venda de mercadorias devem ser contabilizados levando-se a débito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Deduções da Receita Operacional Bruta" nas Contas de Resultados e a crédito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Tributos e Contribuições a Recolher" no Passivo Circulante.
Sobre a despesa com energia elétrica consumida pelo estabelecimento, podem ser descontados créditos de PIS/Pasep e COFINS, com isso as empresas sujeitas ao regime da não cumulatividade, podem apropriar tais créditos e compensá-los com PIS/Pasep e COFINS devido no mês (Lei n° artigo 3°, inciso IX; Lei n° ...
Exemplo: Compra de material com alíquota de IPI DE 10% = R$ 1.
O crédito extemporâneo deverá ser informado, preferencialmente, mediante a retificação da escrituração cujo período se refere o crédito. No entanto, se a retificação não for possível, devido ao prazo previsto na Instrução Normativa RFB nº 1.
O chamado crédito extemporâneo ocorre quando, por um lapso, a pessoa jurídica deixa de escriturar um crédito fiscal na competência em que deveria ter sido escriturado (como IPI, PIS/Pasep, Cofins e ICMS), sendo efetuado posteriormente à sua efetiva entrada no estabelecimento.
1º Passo: Informar o mês/ano da apuração que gerou o crédito para o próximo período, a origem do crédito, e o valor do Saldo a Compensar de PIS e COFINS disponível no mesmo período (encontrará o valor do saldo a compensar na apuração de PIS e COFINS), Menu Mensal/ Apuração PIS e COFINS Web.
Como lançar o crédito de PIS e COFINS no sistema?
Apos criado o cadastro do fornecedor é feito o lançamento no registro de entrada F100, ali vc vai informar o valor do aluguel o código do fornecedor que vc cadastrou no registro 0150, e na Natureza da Base de Calculo do Crédito vc vai informar que é de aluguel de prédios, e na origem do crédito eu uso o operação do ...