O tecido tem uma certa elasticidade natural no sentido da trama. No sentido do urdume, se você puxar o tecido, vai sentir que ele não cede, não estica nem um pouco. Já se puxar no sentido da trama, vai ver que ele estica. Para fazer o teste, puxe o tecido no sentido de um dos fios (não vale puxar no viés).
Significado de Urdume substantivo masculino O mesmo que urdidura.
A principal diferença entre elas é o sentido na formação do entrelaçamento, ou seja, na malharia por trama a tricotagem se processa no sentido da trama, ou sentido da largura do tecido, enquanto a malharia por urdimento as malhas se formam no sentido do urdume, ou sentido do comprimento do tecido.
liço s.m. cada um dos fios, entre dois liçaróis, através dos quais passa a urdidura do tear. ... fazer obra de tear; v. intr. fazer teia.
A tecelagem consiste em introduzir perpendicularmente o fio, entrelaçando uma camada de fios paralelos. Os tecidos lisos passam pelo processo de tingimento e/ou estamparia e acabamento, para em seguida serem cortados e costurados para a confecção de produtos de consumo.
Atualmente os tipos de inserção de trama mais comuns são por projéteis, pinças, jato-de-ar ou jato-de-água. Na tecelagem industrial, o sistema de abertura da cala pode ser por excêntricos, maquineta ou maquineta de jacquard.
Os materiais têxteis mais utilizados no fabrico de calçado são o algodão, poliéster, poliamida (nylon) e acrílico. Em menor grau, são utilizados a seda, rayon, linho e juta.
Existem diferentes espessuras que você pode girar o fio de algodão, pode girar fio muito fino para usar mais tarde para tecer, ou você pode girá-lo em um segmento um pouco mais grosso para usar para tricô e crochê. Se você quiser fazer o seu fio de algodão em uma folha de tecido, você precisa usar um tear.
Para produzir os tecidos, em primeiro lugar é necessário processar as fibras — sejam elas naturais ou sintéticas — em filamentos e linhas, e isso é feito por meio de máquinas que as enrolam. Conforme esse material é torcido, ele vai sendo armazenado em bobinas que, mais tarde, serão colocadas em um tear.
A invenção em 1804 do tear Jaquard em França permitiu a tecelagem de tecidos com padrões e desenhos extremamente complicados, através da utilização de cartões perfurados anteriormente inventados em 1725 por Basille Bouchon e melhorados em 1728 por Jean-Baptiste Falcon, que permitiam definir que fios apareceriam na ...