Como fazer Em um recipiente deixe os frutos de macaúba curtir no álcool por, no mínimo, quatro dias. Após o período de descanso faça uma calda rala e acrescente à mistura. Fonte: ECOA. Bocaiuva: Técnicas e dicas de aproveitamento.
Depois de abertos, os licores cremosos devem ser consumidos em até cinco meses. No entanto, você pode prolongar a vida útil da bebida armazenando-a na geladeira por até um ano. As garrafas fechadas possuem uma vida útil de até dois anos, se armazenadas em local seco e arejado.
Uma regra geral para armazenamento de licor: Os licores mais abertos (e bem fechados) devem durar meses e até anos, dependendo do teor alcoólico e dos conservantes. Garrafas abertas provavelmente perderão algumas de suas características devido à exposição ao ar.
Em todos os casos é preciso um tempo para a bebida “maturar”, ou ser “curtida”, ou seja, a intensidade do gosto de cada licor varia com o tempo que ele levou para ser curtido. Esse tempo varia de caso a caso, mas geralmente varia de 30 a 90 dias, podendo chegar a até um ano ou ainda mais.
De acordo com a própria marca Amarula, os licores Amarula tem data de validade de dois anos a partir da compra. Ele pode ficar em temperatura ambiente até ser aberto, em local fresco, escuro e seco. Nunca deixe em local com luz do sol nem em local muito quente, senão irá oxidar muito rápido.
15 anos
O saquê não tem prazo de validade se conservado em condições adequadas. Recomenda-se, no entanto, degustarem, em, no máximo, dois anos para sentir o sabor que a fabricante quis propiciar. Existem também saquês envelhecidos, como o vinho.
Prazo de Validade da Cachaça Assim como um bom vinho ou uma boa vodca, se bem armazenada, a cachaça tem prazo de validade indeterminado. Mesmo depois de ter aberto a garrafa, se você manter ela bem vedada, é possível preservar a bebida durante anos, sem que ela perca as suas características principais.
Tequila Jovem – até 2 meses (normalmente as Silver, como José Cuervo Clássica) Tequila Reposado – cerca de 6 meses (Ex.: José Cuervo Gold) Tequilas Añejo – mais de 2 anos.
Bebidas espirituosas Vodka, rum, whisky, gin, brandy ou tequila, são bebidas destiladas que podem durar indefinidamente. Depois de abrir, a história é outra: lentamente, o álcool irá começar a evaporar e poderá haver oxidação passados 6 a 8 meses, o que faz o sabor alterar-se, mas, ainda assim, pode brindar sem perigo.
A data de expiração dessas bebidas alcoólicas, como vodka, whisky, rum e conhaque, nunca vence. O mais importante é mantê-las num local seco e escuro e em recipientes hermeticamente fechados.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
12 meses
Coloca-se um pouco de algodão na ponta do canudo para que a saliva não caia no vinho, enche-se o pulmão de ar e prende-se a respiração por alguns segundos. Em seguida, sopre no interior da garrafa. Com isso, ela se encherá de gás carbônico que, por ser mais pesado que o oxigênio, ocupará todo o recipiente.
Não é necessário armazenar a bebida em um ambiente mais frio como a geladeira ou o congelador. O importante é mantê-lo em um ambiente fresco e arejado. Mas vale ressaltar que a bebida armazenada na geladeira ou até mesmo no congelador vai deixar seu drink gelado por mais tempo!
Lembre-se que, depois de aberto, o licor deve ser guardado na geladeira para manter suas características e não estragar.
A menos que a garrafa de whisky não tenha sido aberta. Se estiver aberta o processo de oxidação já começou, e podemos, portanto, armazenar o whisky em uma garrafa de cristal. Mas recomenda-se uma garrafa com boa vedação de forma a atenuar o efeito da evaporação.
Recomenda-se manter a garrafa de whisky em local escuro, fresco e seco, fora do alcance do sol. Uma opção é colocar a garrafa em uma caixa, já que a luz artificial também pode afetar a cor do whisky. Com informações do site Vem Bebida.
Na maioria das vezes um whisky "estragado" é basicamente um whisky que perdeu o gosto característico do destilado, ou que evaporou demais por estar guardado em local incorreto. Ninguém vai morrer ou passar mal, whisky não tem validade. Se estava bem lacrada e longe do sol, bem provável que esteja bom.
Listamos algumas dicas para você guardar e conservar sua cachaça favorita:
Na hora de engarrafar, certifique se a embalagem está adequada à norma da legislação. É preciso que a embalagem esteja limpa e esterilizada. Uma dica é utilizar embalagens de vidro, com volumes de 50 a 1000 ml. Se você quiser saber mais, neste post, falamos sobre a importância da escolha da embalagem e do rótulo.
Uma das práticas de envelhecimento acelerado mais comuns é colocar dadinhos de madeira na cachaça. Os dadinhos são madeiras cortados na forma de cubos de 1 cm de lado e podem ser verdes ou tostadas. Para destilados ou bases alcoólicas de 40% de teor alcoólico é recomendado de 3 a 4 dadinhos por até 30 dias.
As alterações mais relevantes são: O teor de álcool: a cachaça envelhecida possui teor de álcool menor que a cachaça branca; A coloração que passa a ser amarelada; E o sabor e aroma da cachaça envelhecida!
um ano
Baseados nos experimentos realizados neste e em outros laboratórios, é possível afirmar que o uso da irradiação numa dose 0,3 kGy (kilogray: quantidade de energia absorvida pelo material), considerada relativamente baixa, pode acelerar o processo de envelhecimento de cachaça.