As tatuagens são feitas por meio da aplicação de tinta na região da pele conhecida como derme, que se localiza logo abaixo da camada mais externa da pele, a epiderme. A tinta é injetada por intermédio de agulhas finas que penetram cerca de 2 mm de pele até atingir o local adequado.
Principais riscos da tatuagem Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol; Formação de queloides que são cicatrizes feias com relevo e inchaços; Maior risco de ser contaminado com doenças como Hepatite B ou C, AIDS ou Staphylococcus aureus, se o material utilizado não for descartável.
“No caso de ser um desenho grande, que exija mais de uma sessão, ele devem acontecer com intervalo de 10 a 15 dias. Mas se forem desenhos em locais diferentes, pode-se fazer quantas quiser num mesmo dia”, explica Marcos. A cicatrização pode demorar entre cinco e dez dias, conforme diz Anselmo.
Como tratar infecção em tatuagens? Para tratar o problema é preciso manter a ferida sempre limpa. Dependendo da gravidade da infecção pode ser necessário o uso de antibióticos evitando que as bactérias atinjam a corrente sanguínea e provoquem complicações à saúde.
Pode fazer tatuagem em cicatriz? De acordo com a profissional, pode! Mas o ideal é que a cicatriz tenha pelo menos 1 ano ou esteja completamente cicatrizada. É importante também que o tatuador avalie a pele para dizer se ela está pronta para receber a tatuagem.
Não. Como já mencionado anteriormente, o que vale na hora de se tatuar é o fato da pele estar bem tratada, sem machucados, fissuras, queimaduras e ressecamentos. Estando com a pele saudável qualquer tatuagem é capaz de ficar muito bonita.
Entrevista com um tatuador
15 dias