O Present Perfect Continuous é composto pelo verbo to have no Simple Past + o verbo no Present Perfect + o verbo principal no Present Participle (radical + ing), ou seja: Sujeito + has/have been + radical (- ing) + complemento.
Present Perfect
Então qual a diferença entre ambos? No present perfect continuous algo aconteceu no passado, mas continua acontecendo no presente. Já no present perfect, algo aconteceu no passado, mas você não continua fazendo.
Na afirmativa, o present perfect é formado por sujeito + auxiliar have + verbo principal no particípio passado. Ex.: She has been quite supportive of her husband's decisions. Interrogativa: auxiliar have + sujeito + verbo principal no particípio passado.
O present perfect é formado pelo simple present do verbo to have (have/has) + o particípio do verbo principal. Vale observar que o particípio dos verbos em inglês será formado, no caso dos regulares, pelo acréscimo da partícula “-ed”.
O presente perfeito pode ser usado para indicar:
A) Para se referir a situações que aconteceram repetidas vezes no passado. B) Para se referir a um fato passado que não tem impacto imediato com o futuro. C) Para se referir a um passado recente.
Has é usado com a 3ª pessoa do singular (he, she eit) e have com as restantes pessoas (I, you, we e they). O verbo to have pode ser utilizado como verbo principal ou como verbo auxiliar. Como auxiliar, ele é usado nos seguintes tempos verbais: Present Perfect.
Se a ação ainda tiver resultados ou influência no presente, use o present perfect. Se a ação não tiver resultados ou influência no presente, use o simple past. Se a ação não apenas estiver completamente isolada no passado, mas formar uma sequência com uma posterior, use o past perfect.
O have had se fará presente quando o verbo principal da oração for have, que quando colocado no past participle, se torna had; e o verbo auxiliar for have/has.
Usamos o Present Perfect Continuous em ações começadas no passado e que ainda estão acontecendo ou em ações finalizadas em algum tempo do passado.
O present perfect é usado quando expressamos alguma ação no passado que tem repercussão no presente ou ainda continua no presente. Nesse caso, estamos falando do sentido estável [1] e o seu reconhecimento pode ser facilitado quando temos as expressões since (desde) e for (por, há).
O verbo HAS GOT em inglês também significa ter. Porém, ao contrário de HAVE GOT, só é utilizado para a 3ª pessoa do singular do verbo to be, ou seja, HE, SHE e IT. Sua forma contraída ('s got) não altera seu sentido.
Got tem função de passado, e get de infinitivo.
He has painted two pictures this week. Forma negativa: He has not painted two pictures this week. Para fazer a forma negativa do Present Perfect, basta utilizar o verbo to have (have/has) + not + Past Participle do verbo principal, logo após o sujeito.
A Forma Negativa do Present Perfect forma-se acrescentando not ao verbo auxiliar have/has:
Resposta. Depende da frase que você deseja, basta colocar o Not nas frases depois do verbo (ou antes se for pergunta). Em casos como verbo, DO, DOES, WILL, usa-se a forma definida pelo verbo. Ex: I don't, He doesn't, Will usa-se Won't, e assim por diante.
Negativa: Ao formar frases negativas no simple present é necessário acrescentar o verbo auxiliar do + not (forma contraída: don't). E no caso da terceira pessoa do singular utiliza-se does + not (forma contraída: doesn't). Exemplos: She doesn't (does not) eat fruit for dessert.
As formas negativas e interrogativas do Simple Present são feitas com o verbo auxiliar Do (do/does), acompanhado do verbo principal no infinitivo sem to.
Para se formar frases negativas no simple present, devemos usar o verbo auxiliar don't ou doesn't entre o sujeito e o verbo. He travels by plane. Ele viaja de avião. He doesn't travel by plane.