Citação Direta
Tente fugir das frases mais conhecidas e garanta que a citação escolhida tenha relação direta com o tema proposto. É importante que a ideia da citação esteja alinhada ao raciocínio que você vai desenvolver e à tese que você vai defender. Uma boa citação não é, necessariamente, a frase de um filósofo.
Seja breve e direto. Incite emoções ao seu leitor, como alegria, surpresa e medo. Faça promessas que serão cumpridas no decorrer do texto. Uma boa introdução deve conversar diretamente com o título e com o desenvolvimento do seu texto – embora não pertençam a um mesmo bloco de informações.
Índice de conteúdo
São elas: – Introdução por Citação de Argumentos – Neste tipo, o mais tradicional deles, o candidato deve contextualizar o tema (Que tema é esse? Qual a importância dele no mundo atual?), e apenas citar os pontos que serão aprofundados ao longo do texto, com palavras-chave.
Obs.: Só use citações para embasar a ideia, aconselho que seja uma citação direta curta como essa acima. Muitas faculdades não permitem citação na introdução, então, antes de usar verifique com seu orientador ou manual acadêmico.
Introdução no Texto Dissertativo-argumentativo
Os tipos de introdução são:
Primeiro parágrafo que determina o desenvolvimento temático da redação. Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.
4 Tipos de argumentos
Na lógica e na filosofia um argumento é um conjunto de uma ou mais sentenças declarativas, também conhecidas como proposições, ou ainda, premissas, acompanhadas de uma outra frase declarativa conhecida como conclusão.
Os argumentos podem ser classificados em dois tipos: Dedutivos e Indutivos. 1) O argumento será DEDUTIVO quando suas premissas fornecerem informações suficientes para comprovar a veracidade da conclusão, isto é, o argumento é dedutivo quando a conclusão é completamente derivada das premissas.
Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira.
Um argumento é válido se, e somente se, todas às vezes que suas premissas são verdadeiras, sua conclusão também o é. A partir dessa definição podemos estabelecer o seguinte método. ... Exemplo: Verificar se os argumentos a seguir são válidos.
O termo validade (também chamada verdade lógica, verdade analítica, ou verdade necessária), em lógica, refere-se geralmente a uma propriedade de enunciados particulares e de argumentos dedutivos.
Uma proposição é verdadeira quando se refere a um fato real e falsa quando não. “Válido” e “inválido” são valores usados para qualificar o processo de inferência. Quando uma conclusão é tirada de uma ou mais premissas, ela pode ser considerada válida ou inválida.
A verdade e a validade são diferentes. A verdade (tal como a falsidade) é uma característica das proposições. A validade (tal como a invalidade) é uma característica dos argumentos. Por isso, é incorrecto dizer que uma proposição é válida ou inválida, tal como é incorrecto dizer que um argumento é verdadeiro ou falso.
Podemos estabelecer a diferença entre verdade e validade a começar com o fato de que a verdade trata-se de uma característica das preposições. Já a validade trata-se de uma característica dos argumentos.
Significado de Validade substantivo feminino Qualidade ou caráter de válido, capaz de produzir os efeitos esperados.
Argumento Dedutivo é quando uma generalização a leva a uma particularidade, normalmente a dedução deriva-se de uma lei ou teoria, já o argumento indutivo é o contrario uma particularidade a leva a generalização e normalmente deriva-se de fatos ocorridos através de um experimento.
O silogismo determina um argumento ou um raciocínio dedutivo, o qual é formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é uma doutrina pertencente à lógica aristotélica e que está baseada na dedução.