Vá por partes: depois de ler/ver/ouvir o objecto da sua análise, interprete-o para si próprio; divida o objecto da análise em partes temáticas; dê um título a cada uma delas; relacione as ideias principais, expressas em cada parte; pense no assunto sobre o qual recai a sua análise; leia alguma bibliografia e tome nota ...
Um texto crítico é aquele que se destina a apresentar opiniões bem como pontos de vista acerca de determinado fator, ou ainda, expor opiniões acerca de acontecimentos. Por meio desse texto, o autor expõe seu ponto de vista, bem como expressa as formas com que vê o mundo, uma música, ou demais formas de arte.
O termo “pensamento crítico reflexivo” se refere ao contexto necessário para formar pessoas capazes de pensar de maneira crítica, seguindo conceitos de Paulo Freire.
Ser um cidadão crítico é saber pesar os fatos, formar sua própria opinião e expor suas idéias, não sendo influenciado pela opinião de outras pessoas ou de publicidades e outros meios de comunicação. Muitas pessoas confundem o cidadão crítico como o cidadão "do contra".
adjetivo Que se comporta com reflexão; que reflete ou pondera; ponderado. Que expressa ponderação, serenidade; sereno: era calmo e reflexivo.
O professor reflexivo tem consciência de sua realidade e busca técnicas e metodologias que se enquadrem nela para o seu desenvolvimento tanto profissional quanto cognitivo. A ideia de professor reflexivo reside na capacidade de investigar sua própria docência, ou seja, examinar o resultado do seu trabalho.
As práticas reflexivas constituem pré-requisitos sobre os quais o docente universitário pode desenvolver determinadas competências para (re)pensar os componentes curriculares de uma disciplina, estimulando processos reflexivos nos alunos e nutrindo a disposição para (re)avaliar seus objetivos, os quais norteiam os ...
Perrenoud (1999, p. 07), define competência como “uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles”.
O professor reflexivo e pesquisador é aquele que consegue olhar para si e para as suas ações com uma visão crítica. ... Independentemente da experiência do professor, sua pesquisa e reflexão não podem parar, só assim o ensino estará em constante desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade da educação.
Professor é aquele que compartilha conhecimento do que viveu ou estudou para outros, tendo como base o que lhe foi ensinado e experimentado. Já o pesquisador é aquele que pesquisa, que busca novos conhecimentos, que refuta teses e teorias e vai ao encontro que novas respostas, que por sua vez, geram mais perguntas.
Quando um professor é também um pesquisador (vice – versa) ele agrega ao seu currículo um forte ponto positivo, pois consegue aliar prática e teoria. ... Apresentar uma experiência prática sobre os mecanismos de ensino e aprendizagem. • Ter consciência sobre problemas recorrentes em sala de aula.
Garcia (2009), afirma que o professor pesquisador seria aquele professor que busca questões relativas à sua prática com o objetivo de aperfeiçoá-las. ... A pesquisa do professor tem como finalidade o conhecimento da realidade para transformá-la, visando à melhoria de suas práticas pedagógicas e à autonomia do professor.
O pesquisador é aquele que dedica tempo, estuda e abandona parte de sua vida social unicamente em prol de resultados que, de forma ou outra, irão impactar na vida das pessoas. Seja com questionamentos, com uma nova visão histórico-política ou com um remédio mais eficaz para determinada doença.
R$ 5.
A compreensão da importância da pesquisa em sala de aula contribui para o investimento numa formação continuada de qualidade, uma vez que há por parte do aluno reflexões sobre os processos educacionais desejáveis, tanto em sua formação quanto em sua prática educacional, além da análise de suas concepções de ...
Habilitação em “Docência e Pesquisa” unifica especializações da Biomedicina. ... As habilitações são o campo de atuação do profissional biomédico, após a conclusão de estágio obrigatório de 500 horas ou especialização em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
A pesquisa e o conhecimento científico trás uma formação diferenciada a um professor, pois lhe oferece a possibilidade de aprofundar-se e especializar-se sobre determinado assunto, aplicando metodologias de pesquisa, favorecendo a interdisciplinaridade em sua carreira.
A pesquisa é uma ferramenta para a educação escolar, pois ao apropriar-se de conhecimentos, o educando prepara-se para intervir de forma competente, crítica e inovadora, na sociedade em que está inserido.
A Pesquisa permite a construção e reconstrução do conhecimento e possibilita a abertura de trincheiras no ramo da Ciência. ... As instituições, ao incentivarem a articulação do ensino, pesquisa e extensão, não só contribuem para a formação de profissionais que a sociedade valoriza, bem como professores mais preparados.
A pesquisa científica é uma parte importantíssima no desenvolvimento de um aluno. Através dela você pode aprender um contexto mais amplo da área, acrescentar pontos que não conseguem ser explicados numa sala de aula convencional, dá mais riqueza e versatilidades aos temas já conhecidos.
A produção científica, embora seja pouco valorizada pela população leiga brasileira, ela é de extrema importância para o desenvolvimento do país. É por meio dela que novos testes para cura de doenças e a evolução tecnológica de ponta sejam efetivamente praticados no país, dentre outros fatores.