Para isso, vale observar o diagrama que marca o Ciclo PDCA e, logo abaixo, uma descrição sobre cada uma das suas etapas.
Como vimos, o ciclo PDCA é uma ótima ferramenta de gestão para quem deseja desenvolver a melhoria dos processos de forma contínua. Ele pode ser utilizado tanto em uma ação específica dentro de uma área, como em um setor inteiro e, até mesmo, em toda a empresa.
PDCA é uma sigla que dá nome a uma ferramenta usada na gestão da qualidade dos processos. Seu foco é a solução de problemas seguindo as quatro fases indicadas pelas letras (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir).
5W2H é uma metodologia de elaboração de planos de ação. Através dela, são definidos projetos especificados a partir da resposta de 7 perguntas relacionadas com as letras “W” e “H”: what? (o que?); who? (quem?); when? (quando?); where? (onde?); why? (por quê?); how? (como?); how much? (quanto custará?).
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.