Seja dois eventos A e B em um espaço amostral U, então dizemos que os eventos A e B são independentes, se a ocorrência no evento A não modificar a ocorrência no evento B. Quando os eventos A e B são independentes temos que: P(A ∩ B) = P(A) · P(B)
O desenvolvimento das teorias da probabilidade e os avanços dos cálculos probabilísticos devem ser atribuídos a vários matemáticos. Atribui-se aos algebristas italianos Pacioli, Cardano e Tartaglia (séc. XVI) as primeiras considerações matemáticas acerca dos jogos e das apostas.
Os métodos matemáticos de probabilidade surgira na correspondência de Gerolamo Cardano, Pierre de Fermat e Blaise Pascal (1654) sobre questões como a divisão justa da participação em um jogo de azar interrompido. Christiaan Huygens (1657) deu um tratamento abrangente do assunto.
É algo simples, pegamos a média que o time 'A' vence e a média que o time 'B' perde. Essa média dará a probabilidade do time 'A' ganhar o jogo. Por exemplo, o time 'A' ganha 50% dos seus jogos, e o time 'B' perde em 20% dos seus. A partir desses dados, pegamos uma média entre os dois, entre 50 e 20.