Edema de papila se refere a uma alteração oftalmoscópica caracterizada pelo velamento e elevação das margens a papila ou disco do nervo óptico (Figura). Assim, é um quadro sindrómico que ocorre em uma série de afeções do nervo óptico sendo o seu diagnóstico diferencial extremamente importante.
O papiledema é um sinal de pressão intracraniana elevada quase sempre bilateral. Possíveis causas são: Tumor ou abscesso cerebral. Trauma ou hemorragia cerebral.
O papiledema é uma doença em que o aumento da pressão no cérebro ou em volta do cérebro faz inchar parte do nervo óptico dentro do olho.
O que é papiledema? O papiledema é um inchaço da papila, ponto em que o nervo óptico entra no olho , e que é o disco central da retina , responsável pela visão .
Papilas são as pequenas saliências na língua que contêm botões gustativos. Há quatro tipos de papilas na língua: filiformes, fungiformes, foliáceas e circunvaladas. Essas papilas, com exceção das filiformes, nos permitem distinguir sabores doces, salgados, amargos, azedos e umami.
A estereofoto de papila é realizada através de fotografia feitas com uma luz branca bastante intensa e permite observar se existem alterações no disco óptico ou papila.
Como é feito o exame de Retinografia? O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos. O paciente deve se sentar em frente ao aparelho, chamado retinógrafo, que fotografa o fundo do olho usando lentes de grande aumento. A pupila deverá ser dilatada para que as imagens do fundo do olho sejam captadas.
Por meio de uma sonda ultrassônica, o médico conseguirá determinar qual a espessura da córnea do paciente. O exame é realizado após a instilação de colírio anestésico e é indolor.
Como é feito o exame de Campimetria visual. A campimetria visual é feita com o paciente sentado e com o rosto colado ao aparelho medidor, chamado campímetro, que emite pontos de luz em diferentes lugares e com diferentes intensidades no campo de visão do paciente.
Num ângulo de visão de 180º, os dois olhos visualizam os 120º centrais. Os 30º periféricos, de cada um dos lados, são visualizados apenas por um olho (o olho da esquerda visualiza os 30º à esquerda enquanto o olho da direita visualiza os 30º à direita).
A acuidade visual é medida mostrando ao paciente objetos de diferentes tamanhos a uma distância padrão do olho – seis metros. A tabela de Snellen, um quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos organizados em fileiras e colunas, é a mais utilizada nesse exame.
Isso significa que um paciente com acuidade de 20/100 consegue ler à distância de 20 metros o que uma pessoa com acuidade visual total é capaz de ler à distância de 100 metros, lembrando que a visão 20/20 é a considerada normal.
O teste de acuidade visual pode ser feito por um oftalmologista, optometrista, um técnico em óptica ou um enfermeiro. No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen. A tabela é formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho.
A acuidade visual depende de fatores óticos e neurais, ou seja, (i) a nitidez do foco retiniano dentro do olho humano, a saúde e o funcionamento da retina e a sensibilidade da faculdade interpretativa do cérebro.
Introdução: A baixa de acuidade visual (BAV) definida como dificuldade de enxergar objetos com nitidez acomete a população em geral com significativa freqüência e pode está relacionada a distúrbios da refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo, ceratocone), ou da acomodação (presbiopia).
Significado de Acuidade substantivo feminino Agudeza; característica do que é agudo: acuidade do som. Perspicácia; qualidade de quem é perspicaz, de quem percebe ou entende facilmente alguma coisa: acuidade de pensamento. ... Tom, intensidade, altura dos sons mais agudos.
Conheça seis sinais de alerta para a sua visão
DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) Retinopatia diabética avançada. Deficiência de vitamina A (principalmente em crianças) Neurite óptica, uma inflamação no nervo óptico, que leva as informações da retina para o cérebro.
Conheça as principais doenças e distúrbios que afetam nossa visão, seus sintomas e tratamentos
Além da dor de cabeça, dor ocular e retro-ocular, outros sintomas podem sugerir a presença de alterações neurológicas, como baixa visão, diminuição dos campos visuais, alteração do tamanho da pupila, visão dupla, estrabismo, queda da pálpebra, sensação de blecaute, fotofobia, balanço no olhar (nistagmo) ou ainda ...
Miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo podem ser as condições que fazem com que a visão fique turva. Como os raios de luz não convergem corretamente, eles são interpretados de maneira mista. Com isso, acontece uma dificuldade em enxergar de perto, de longe ou em ambas as distâncias.
A cegueira pode se manifestar em um cachorro por diferentes causas. O problema pode ser resultado da idade avançada do cão, de doenças infecciosas, diabetes, glaucoma, entre outras patologias. Mas existe também uma causa frequente que é bastante triste e lamentável: os maus tratos ao animal.