Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
Em todas as partes do mundo, seja em uma startup ou uma companhia com séculos de existência, ter uma boa ideia, iniciativa para solucionar problemas e colocar em prática um modelo de negócio, são características que estão presente em um perfil empreendedor.
Um empreendedor que lidera sabe respeitar seu colegas, superiores e subordinados, e tem o dom de identificar emoções e sentir empatia por seus companheiros de atuação. Esse perfil destaca profissionais que jamais se contentam com informações de uma só fonte, sendo a pesquisa algo fundamental na sua vida profissional.
Muitos dos traços de personalidade necessários para ter sucesso como empreendedor são bem conhecidos: trabalho duro, apetite por risco, integridade, competitividade, mentalidade orientada para o crescimento, desenvoltura.
Um empreendedor de sucesso é aquele que não apenas tem uma empresa, mas um propósito. Corajoso, de postura desafiadora e apaixonado pelo que faz, se mantém atento ao mercado em busca de oportunidades, ao mesmo tempo em que lidera, orienta e motiva a equipe para alcançar resultados.
Um empreendedor tem como características a paixão pelo negócio, a persistência e a observação de oportunidades. ... Embora cada um tenha suas características, há obstáculos em comum: a falta de conhecimento de gestão de pessoas, problemas de fluxo de caixa e a escassez de informações sobre como administrar um negócio.
R: Que para se tornar um empreendedor a pessoa tem que ter características e aptidões semelhantes em pessoas que sabem empreender . 4)Que garantia de sucesso tem as pessoas empreendedoras? ... R:significa que uma pessoa se torna empreendedora por influência cultural do meio em que vive.
Desafios do empreendedorismo feminino
Enfim, vamos ao que interessa: veja cinco dos dez desafios identificados pelo estudo:
A discriminação no mercado de trabalho, falta de oportunidade e incentivo são as principais dificuldades na hora de as mulheres empreenderem.
Empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. Em um sentido mais amplo, ele pode ser entendido, também, como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro de empresas.