A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.
A economia medieval enfrentou diferentes estágios durante a Alta Idade Média (séculos V-X) e a Baixa Idade Média (séculos XI-XV), pois a economia passou de uma fase de retração e enfraquecimento para um renascimento e fortalecimento econômico a partir do século XI.
As mudanças ocorridas na Europa, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural. Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média.
A TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO A característica essencial do novo sistema é o fato de nele, o trabalho ser assalariado e não mais servil como no feudalismo. Outros elementos típicos do capitalismo: Economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro.
Resposta. Porque estava centralizado na mercadoria.
Os burgueses foram contribuindo para o aumento e aceleração da economia mercantil através do surgimento da moeda. Sendo assim, o escambo que antes era praticado no sistema feudal, foi perdendo lugar para um novo modelo econômico baseado no comércio.
A chamada transição do feudalismo para o capitalismo (ou do sistema econômico feudal para o sistema econômico capitalista) começou no período da Baixa Idade Média, especificamente a partir do século XIV.
A transição do feudalismo para o capitalismo se dá num período de ascensão da classe burguesa, isto é, dos comerciantes que se organizavam nos burgos. ... O que ocorreu foi que, não foi de pronto que, saindo do feudalismo, a França entrou no capitalismo.
O Feudalismo é caracterizado pelo controle forte do comércio por parte do "Estado", enquanto que no Capitalismo há a liberdade de comércio.
O feudalismo é um sistema agrário onde há três tipos sociais (Nobreza, clérigo, e camponês) e sua mobilidade social é nula. Já no mercantilismo é quando o camponês adquiri riquezas e passa a ser chamado de burguês, daí a burguesia busca apoio do rei(e nobreza) para ser financiador do estado.
Resposta. Depende do país,mas na maioria deles foi conturbada,na medida que o mercantilismo era um sistema comercial do abosolutismo,assim eram interligados,quando se derruba o absolutismo,se derruba o mercantilismo. ... Em outros países,o iluminismo seria o responsável por rebeliões populares contra o absolutismo.
Mercantilismo
A burguesia ou os burgueses consistem na classe social dominante dentro do sistema capitalista. Trata-se, na prática, daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o capital. Ajudava pois além de tudo eles eram comerciantes e produziam artefatos artesanais, logo eles geravam lucro e emprego aos europeus.
Resposta. Devido a diminuição do mercado consumidor e da mão-de-obra, fome (crescimento de mortalidade), epidemias ("peste negra" - que matou um terço da população européia), guerras e outros fatores, o feudalismo entrou em crise.
No feudalismo houve o êxodo urbano (saída em direção ao campo), quando o sistema entrou em crise, ocorreu o movimento contrário, as pessoas saíram em direção às cidades. A crise do feudalismo também foi causada pela emancipação dos servos, que compraram sua liberdade ou fugiam para trabalhar nas cidades.