A axonopatia distal é a reação morfológica mais comum do sistema nervoso periférico (SNP) às toxinas. As anormalidades metabólicas iniciam- se nos segmentos mais distais dos axônios periféricos de maior calibre e mais longos, mas o processo tende a ser multifocal e difuso.
A Neuropatia Axonal Motora Aguda é uma variante axonal motora pura da Síndrome de Guillain-Barré. Sua incidência varia de acordo com o espaço geográfico, apresentando uma incidência estimada de 30 a 65% na Ásia e nas américas central e do sul.
A polineuropatia periférica surge quando acontecem danos graves em vários nervos periféricos, que levam a informação desde o cérebro, e medula espinhal, até ao resto do corpo, causando sintomas como fraqueza, formigamento e dor persistente.
Para aqueles com Dyesthesia (dormência ou queimação) a aplicação de compressas frias ou a submersão da parte do corpo adormecida em água fria pode aliviar muito a sensação durante por um período de tempo.
A sensação de formigamento nas pernas e nos pés pode acontecer simplesmente por se posicionar mal o corpo ou pode ser sinal de doenças como hérnia de disco, diabetes ou esclerose múltipla, ou ainda acontecer devido a uma fratura num membro ou a uma mordida de um animal./span>