Para que serve o jatobá O jatobá serve para cicatrizar feridas e tratar asma, blenorragia, cistite, cólicas, vermes, doenças respiratórias, feridas na boca ou no estômago, prisão de ventre, coqueluche, disenteria, má digestão, fraqueza, problemas de próstata, tosse e laringite.
Com essas propriedades, o chá da casca do jatobá é recomendado para tratamento de problemas respiratórios (asma, bronquite, rinite) e gastrointestinais (úlceras, gastrite, azia, refluxo), para problemas urinários (cistites e retenção hídrica) e calculo renal.
Por sua ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica e anti-inflamatória, o jatobá é indicado para dores no estômago, peito e costas, fraturas, artrite, diarreia, asma, bronquite, tosse, febre e muitos outros problemas de saúde.
O consumo ideal é in natura, e se for consumir em maiores quantidades, em forma de suco: bater polpa, casca e sementes de 10 jabuticabas no liquidificador com água filtrada e coar, fica parecendo um suco de uva. Mas dá para incrementar! Acrescente água de coco ou capim santo.
A resina de jatobá, conhecida como jutaicica, também pode ser usada como remédio. Antigamente, em tempos de guerra, as tribos indígenas usavam a resina na ponta da flecha para atear fogo nas casas dos inimigos. Além disso, o jatobazeiro fornece fruto comestível.
Uma colher de sopa, 10 a 15 minutos antes das refeições. Mas seiva de jatobá não é a mesma coisa que tintura ou extrato alcoólico da casca, não contém os mesmos nutrientes existentes na seiva.