Como quase todos os mestres, apoia-se num cajado ou bengala e usa o cachimbo, indispensável nesse ritual. Na umbanda, Seu Zé Pilintra vem na linha das almas ou dos baianos e se manifesta como os pretos-velhos, de traje branco simples e chapéu de palha, mas não dispensa o lenço vermelho.
Numa segunda-feira, coloque um papel com o nome do inimigo em cima de uma folha de comigo-ninguém-pode e enrole como um canudo. Depois, amarre uma fita dando sete nós pedindo ao senhor Ogum e ao senhor Zé Pelintra para esfriar e quebrar a força do inimigo.
O malandro morreu e, por alguma lei divina, foi aos céus como todos os pierrôs, colombinas, arlequins, polichinelos, bambas e congêneres. ... Pois que o malandro foi ter com o diabo. Fez um escarcéu no céu e desceu.
Sonhar com Exu Zé Pilintra Se sonhou com Exu Zé Pilintra, saiba que o seu inconsciente está tentando lhe transmitir que alguém próximo a você está querendo o seu mal. Esse sonho é um aviso para que você procure se proteger das ações e não tentar descobrir que é tal pessoa (ou pessoas).
As oferendas para os Malandros variam entre sardinhas fritas, farofa de carne seca, petiscos, churrasco, camarões, cravos para os homens e rosas para as entidades femininas.
Seu Zé Malandro é um mestre de Aruanda. Ele era um trabalhador, só que ele foi um rei da boemia, da malandragem, muito mulherengo. Ele saiu de Pernambuco fugido, foi pro Rio de Janeiro, reinou no Rio, nos morros.
A Mariana de 16 anos ficou envergonhada. Quem incorpora Zé Pelintra na CDO é o Cristian, que chamam de Cris, pai de santo do terreiro. ... Quem nos recebe é Lígia, capitã do terreiro — espécie de auxiliar do pai de santo.