Há mais de 10 anos, o projeto organiza visitas de modo que, a cada ano, turmas do 6º, 7º, 8º e 9º anos vão a instituições diferentes....
Uma visita bem orientada a um museu desperta a curiosidade e o desejo de entender determinados acontecimentos. Aprender História pode não ser uma tarefa muito fácil. ... Uma visita bem orientada a um museu desperta a curiosidade e o desejo de entender ainda mais determinados acontecimentos.
Prepare cópias das obras da artista e cole na sala de aula, de modo que fique parecido com o museu, expondo as obras referenciando-as. Convide os alunos a visitar a “Exposição Tarsila do Amaral” no “Museu”. As crianças irão brincar de faz de conta que estão visitando um museu.
Como visitar um museu
Para uma visita mais realística, siga os passos por dentro dos corredores do British Museum através do Google Arts & Culture. Por lá há também algumas exposições online. O museu virtual está disponível em inglês. Reprodução do site do British Museum no Google Arts & Culture.
Esculturas, pinturas, telas, objetos pessoais, móveis e relógios são alguns itens bem comuns conservados em museus, como você bem sabe. O que você não faz ideia, porém, é que existe muita coisa bizarra guardada em diversos museus pelo mundo.
Espero que ela sirva de inspiração para o seu museu!
“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educação e a fruição”.
Significado de Museu [Figurado] Casa que abriga objetos sem valor; o que já não se usa por ser muito antigo. Templo dedicado às Musas, às deusas filhas de Zeus e Mnomósine. Etimologia (origem da palavra museu). Do grego mouseîon.
O museu é uma casa de criação onde se preserva a memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar no tempo. Mas, apesar de contar histórias que já aconteceram, o Museu é o lugar para pensarmos o presente e refletirmos sobre o nosso tempo.
“Amizades que não conseguem amadurecer e se transformar com o passar do tempo estão condenadas ao museu”, explica o psicanalista.
Lista de tipos de museus
Verificado por especialistas. São exemplos de tipos de museus: museus de história natural, museus de arte e museus a céu aberto. Os museus de história natural são instituições públicas ou privadas que recontam, a partir de fósseis e recriações, um ou mais períodos da história humana ou geológica.
Os 10 museus mais estranhos e curiosos do mundo, segundo a National Geographic
Os 15 Museus mais Antigos do Mundo
O primeiro museu reconhecido pelos historiadores foi o Museu Ennigaldi-Nanna em 530 aC. Está localizado no Iraque e foi descoberto em 1925 pelo arqueólogo Leonard Wooley.
Museu Nacional
Lista dos museus de arte mais visitados do mundo
O museu mais importante do Brasil - Museu Histórico Nacional
Em 2018, o Louvre recebeu 10,2 milhões de visitas, um aumento de 25% em relação a 2017 (8,1 milhões) e superando seu próprio recorde de 2012 (9,7 milhões).
O museu do Louvre localizado em Paris na França é um dos mais famosos e maiores museus do mundo. Nele encontram-se obras dos artistas mais renomados mundialmente. E é também um dos mais visitados, atualmente estima-se que recebe mais de oito milhões de visitantes por ano.
O Instituto Inhotim fica na região Central de Minas Gerais, a pouco mais de 60 quilômetros de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho.
MASP - Museu de Arte de São Paulo
Definir os melhores é caso pessoal, por isso concentraremos em apresentar os principais.
Museus imperdíveis no Brasil
No Brasil mais portas como essas têm sido abertas nos últimos anos. Em pesquisa conjunta Ibram/MinC, descobriu-se mais de três mil museus no país atualmente, com uma incrível variedade de acervos, dos mais modestos aos que abrigam mostras e exposições de qualidade internacional.
Museu Nacional
O primeiro grande museu nacional criado no Brasil pode ser compreendido como sendo parte desse contexto. Em 1818, D. João VI criou no Brasil o Museu Imperial, um museu de história natural que tinha um grande intercâmbio com os grandes museus de história natural estabelecidos na Europa.