O timo é uma glândula que participa da regulação da defesa imunológica do organismo. É considerado um órgão linfoide primário. O timo localiza-se no tórax, entre os pulmões e a frente do coração.
O que quer dizer hiperplasia do timo? Significa que o timo está aumentado de volume, que pode ser ocasionado por diversos motivos. Geralmente o timo é visível apenas em crianças, reduzindo de volume até a adolescência, quando restam apenas resquícios.
Mantras e Vocalizações Como o timo responde à linguagem, técnicas de vocalizações e também repetição de mantras têm muito efeito sobre essa glândula. Repita a vogal “a” lentamente e de forma aberta, para fazer vibrar o timo e toda a região ao redor. Esse exercício vai ativar o timo, o cardíaco e o laríngeo também.
Ative sua glândula do timo:
chakra cardíaco
– A glândula Timo concentra todas as nossas emoções – contou dona Maria. – Tem pessoas que não deixam eu encostar, de tanta dor que sentem. Seu nome em grego é Thymus e significa “energia vital”. Cresce quando estamos contentes e encolhe pela metade quando estamos tristes e estressados.
Eles ajudam o sistema imunológico a proteger o organismo contra vírus, fungos e outros tipos de infecções. O timo diminui de tamanho ao longo da vida, até que na idade adulta é gradualmente substituído por tecido adiposo, o que provoca a diminuição da produção de linfócitos T.
O baço é um dos órgãos do sistema linfático com função de defesa do organismo e atuante na circulação do sangue.
O baço é um órgão linfático rico em linfonodos e que desempenha algumas funções importantes, como: filtragem do sangue com a destruição de micróbios, restos de tecidos, substâncias estranhas, células do sangue desgastadas como eritrócitos, leucócitos e plaquetas, reação a alguns agentes infecciosos, participando na ...
O baço aumentado (doente) é um dos principais sintomas da doença.
Confira a seguir alguns dos principais sintomas do aumento do baço
O sistema linfático atua em conjunto com diversos órgãos e elementos do organismo. É dessa forma que ele consegue alcançar todas as parte do corpo para filtrar o líquido tissular que nutriu, oxigenou os capilares sanguíneos e saiu levando gás carbônio e excreções.
O sistema linfático possui três funções inter-relacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas ...
Estes vasos estão distribuídos por praticamente todo o corpo e produzem e conduzem a linfa dos tecidos para a corrente sanguínea. O sistema linfático é semelhante ao sanguíneo, mas com algumas diferenças peculiares. Ele não possui um elemento de bombeamento como o sistema sanguíneo, que possui o coração.
Durante a circulação nos vasos linfáticos, a linfa passa através de órgãos, como os linfonodos, adenoides e baço, responsáveis pela produção, armazenamento e amadurecimento de células do sistema imune, tais como linfócitos, responsáveis pela defesa e combate de microrganismos estranhos.
Linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos, são órgãos formados por tecido linfoide e estão distribuídos por todo nosso corpo. Eles estão localizados, por exemplo, nas axilas, na virilha e no pescoço e estão ligados a vasos linfáticos.
Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenos nódulos existentes no nosso corpo, que têm como cuja principal função filtrar substâncias nocivas. Esses gânglios linfáticos estão presentes principalmente no pescoço, axilas e virilhas.