Reconhecer um cão com falta de ar é simples: além de dar sinais de agonia, a pessoa tenta puxar o ar, emitindo um som bastante característico. Também pode ficar com as extremidades arroxeadas e, em casos mais graves, chegar a desmaiar.
Os principais sintomas citados pela especialista são relativamente fáceis de identificar. “Alteração no ritmo respiratório, como respiração curta e rápida, com sibilos (ruído respiratório anormal). Boca aberta, alteração da coloração da língua, podendo até ficar arroxeada, e pescoço estendido”, lista a veterinária.
Isso não significa que quem tem asma não pode ter um animal de estimação. Pelo contrário, existem até mesmo estudos que apontam que o convívio com gatos, desde a infância, pode reduzir as chances de desenvolvimento da doença. Assim, caso você esteja planejando adotar um animal de estimação, não é preciso ter medo.
A asma é uma doença alérgica e portanto não é transmitida por nenhum ser vivo, seja vírus, bactéria ou gato. Mas, como a alergia é disparada por um fator externo, o pêlo do gato ou mesmo de outros animais pode ser irritante. Ao respirar, o asmático inala microfibrilas que fazem parte do pêlo.
Os fatores ambientais são representados pela exposição à poeira, infecções virais, alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais, fumaça de cigarro, irritantes químicos e poluição ambiental, mudanças climáticas, exercícios físicos vigorosos, estresse emocional e até mesmo alguns tipos de medicamentos.
Para manter uma alimentação equilibrada é preciso evitar o consumo de açúcares e doces em geral, bebidas artificiais (refrigerantes, sucos artificiais), embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela), salgadinhos de pacote, salgados de festa fritos (coxinha, risoles, bolinha de queijo) e frituras em geral.
Nativa do semiárido, a Milona está sob análise de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) há mais de 30 anos, no Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos, conhecido como Hiperfarma. ? A Milona é capaz de regenerar os tecidos pulmonares.
Para o tratamento das crises, aqueles que são indicados são os broncodilatadores de ação curta, que agem em poucos minutos e exercem um efeito por cerca de 4 a 6 horas. Alguns exemplos de broncodilatadores inalatórios de ação curta são o salbutamol e o fenoterol.
Remédio caseiro para Bronquite