Devem ser cultivados sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por divisão da touceira e pelas mudas formadas na coroa do fruto. Utilize sempre luvas grossas para manipular esta planta.
LUMINOSIDADE: Sol pleno e meia-sombra (regiões muito quente). ÁGUA: Não gosta de substrato encharcado, mantenha ligeiramente úmido, regar 2 vezes por semana, dosando a quantidade conforme a temperatura, mais no verão e menos no inverno. CLIMA: Quente ou ameno, com temperatura acima de 15º C. Não tolera frio intenso.
Flores azuis brilhantes abrem fileiras por fileiras, começando na parte inferior, por cerca de duas semanas . Cada flor dura apenas um dia, mas há muitas para desfrutar. Quando as pétalas da última flor secam, a fruta começa a se desenvolver. ... Quando a fruta estiver dourada até a metade, seu abacaxi estará pronto.
O abacaxi pérola tem como características uma polpa amarelo-pálida e sabor bem marcado e doce, porém, não muito ácido. ... Já o abacaxi pérola, costuma ser mais alongado. Há espinhos em toda a sua extensão. Já suas escamas são maiores do que no Havaí e vão depender da maturação: quanto maior, mais maduro o fruto está.
Para escolher um abacaxi maduro, comece por cheirar ele. Um abacaxi maduro libera um cheiro bem doce, enquanto que um abacaxi verde libera pouco ou nenhum cheiro. Caso o alimento esteja emanando um odor fermentado, semelhante a vinagre ou álcool, escolha outro exemplar pois esse já está demasiado maduro.
Para saber se o abacaxi está bom e doce basta tentar arrancar uma folha da coroa da fruta, se sair fácil é porque já está pronto para ser usado.
Para saber se o abacaxi está maduro, basta um simples teste: uma das folhas, quando puxada da coroa, deve sair com facilidade. Embora encontrado o ano todo, a melhor época vai de setembro a dezembro.
É bom deixarmos o abacaxi virado de cabeça para baixo porque todo o açúcar da fruta se concentra em sua base. Dessa forma, se o virarmos de cabeça para baixo, estaremos contribuindo para que o açúcar se espalhe por toda a fruta, deixando-a mais docinha.
Quando já estiver bem maduro, é essencial guardá-lo na geladeira. Principalmente depois de cortado. Neste estado, o melão pode ser guardado “inteiro” em temperatura ambiente, até madurar mais. Se quiser que madure mais rápido, envolva-o com jornal e deixe por algum tempo, como 1 ou 2 dias.
Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, os sucos detox podem ser tomados em qualquer momento, seja de manhã, nos lanches intermediários da tarde ou durante a noite, ajudando a eliminar todas as toxinas consumidas durante o dia.