A idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média. A Alta Idade Média estendeu-se do século V ao X.
As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.
A Idade Média pode ser definida como o período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e a queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino. ... Porém, essa divisão temporal diz respeito à Europa, já que não se pode falar de uma Idade Média na América pré-colombiana, por exemplo.
A falta de mão de obra foi uma das consequências deixadas pela peste negra. Sabe-se que a crise do Feudalismo também sofreu influências,uma vez que os senhores feudais precisavam reforçar o compromisso com os servos, já que era a única forma de mantê-los trabalhando.
A economia ficou muito ruim,por causa de todas as mortes de comerciantes e raramente,reis e rainhas. A religião estava com alguns problemas,porque ainda estava se desenvolvendo,e com todas os acontecimentos ruins,algumas pessoas começavam a questionar se realmente existia algum grande deus para lhes proteger.
A peste negra afetou o imaginário dos europeus, fazendo a ideia da morte ficar ainda mais presente em seu cotidiano. ... Havia a crença de que a epidemia era um castigo divino, pensamento que era reforçado pelos castigos que a Igreja Católica pregava aos pecadores, desde a Alta Idade Média.
A peste bubônica é uma doença causada pelo Yersinia pestis, uma bactéria que é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados. Quando as pulgas contaminadas têm contato com seres humanos, a transmissão da doença acontece.