Durante o assentamento O ideal é deixar alguns centímetros de distância, pois com o tempo, bem como com as mudanças de temperatura e a movimentação da estrutura, é normal que ele se dilate. Para fazer o nivelamento do piso pode-se dar leves batidas com um martelo de borracha ou uma desempenadeira de borracha.
Como colocar pisos e azulejos?
A desempenadeira dentada de aço é ideal para a aplicação da argamassa colante, usada normalmente para assentar cerâmica e até madeira. Você também irá precisar de um martelo de borracha para pisos, para fixar bem as peças no chão, e, é claro, de cruzetas de plástico para não fazer um assentamento de piso torto.
Preparação da Argamassa: abra um pacote de argamassa em uma bacia de aplicação limpa e seca. Adicione água e vá misturando até ter uma massa uniforme, sem “bolinhas” de massa. Dê preferência para fazer a mistura com utilizando um misturador.
Normalmente é só adicionar água e aplicar, mas a própria embalagem do produto vai te fornecer a melhor dica. No caso da argamassa para contrapiso, a proporção (o traço) é de 1:5 , ou seja, uma porção de cimento para 5 de areia. No contrapiso, não precisa de cal. Cuide para não colocar água demais ou de menos.
O primeiro passo é preparar a argamassa manual ou mecanicamente. Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida.
A argamassa deve ser aplicada na base antiga e no verso do revestimento novo. Aplique as peças e limpe-as com uma esponja úmida na medida em que são aplicadas. Para rejuntar, use rejuntes quartzolit: piso sobre piso branco quartzolit: é possível rejuntar depois de 3h.
A técnica é fundamental para que o piso não fique desnivelado, torto ou sem paginação. Se esses erros forem constatados após o assentamento, não há medida corretiva: é preciso quebrar tudo e refazer do zero, pois não há como retirar as placas sem gerar danos ao porcelanato.
O traço recomendado para a regularização é 1:6 de cimento e areia média úmida, apresentando espessura entre 10 a 25 mm. Essa argamassa deve ser estendida e, em seguida, desempenada e sarrafeada, deixando um acabamento áspero, segundo o modo de execução.
É importante, no entanto, lembrar que pisos possuem uma maior capacidade de resistência a impactos, o que não ocorre com a maior parte dos revestimentos de parede. Ou seja, o piso pode ser usado na parede, mas os revestimentos não podem ser usados no chão.