ANEXO B – Custo US do Tratamento dos Anti-retrovirais Uso Adulto Brasil 2008
Além de ter preço acessível—cerca de 75 dólares por pessoa, ao ano—o novo regime de antirretrovirais será de pílula única, a ser administrada uma vez ao dia.
Medicamentos Anti-HIV
Os antirretrovirais começam a agir assim que são tomados. A carga viral geralmente torna-se indetectável em 1 a 2 meses.
Horário fixo ou antes de dormir? O horário mais indicado é a noite devido ao sono que o Efavirenz por induzir em varias pessoas, não precisa de ser um horário rígido, mas o mais adequado é que seja nos horários mas parecidos possíveis para não comprometer o nível do remédio no sangue.
Dependendo das drogas empregadas, pode levar até seis meses para que a carga viral fique indetectável. Supressão viral do HIV contínua e confiável requer a seleção de medicamentos apropriados e excelente adesão ao tratamento.
Quem está indetectável não transmite o HIV por via sexual. Todas as pessoas que vivem com HIV, se tiverem acesso ao sistema de saúde e à medicação adequada, podem se tornar indetectáveis. Porém, a adesão ao tratamento envolve muito mais que tomar comprimidos todos os dias.
O coquetel antiaids é um combinado de medicamentos que atua evitando que o vírus HIV reproduza-se e diminua a defesa do paciente. O HIV é um vírus transmitido principalmente por via sexual e é responsável por provocar uma doença grave e sem cura: a Aids.
A aids não tem cura, mas tem controle: o coquetel antirretroviral, um conjunto de três ou quatro comprimidos que o portador do vírus HIV precisa tomar diariamente, permite que ele tenha uma vida longa e com qualidade de vida.
Como é o tratamento do HIV – Uso regular dos medicamentos antirretrovirais. O uso dos ARV devem ser feitos diariamente, preferencialmente no mesmo horário. Cada medicação em específico pode ter diferente tempo de tolerância com relação ao atraso da medicação.
Posso consumir bebida alcoólica junto com os medicamentos? O consumo deve ser moderado ou evitado. Embora o álcool não “corte o efeito dos medicamentos” como alguns pensam, pode agredir o fígado e aumentar os efeitos colaterais de alguns anti-retrovirais.
Quem toma coquetel pode beber cerveja? Não. A ingestão não só da cerveja, como de qualquer tipo de álcool, não deve ocorrer.
O inibidor da transcriptase reversa do AZT, age diretamente em uma substância existente em nosso organismo, chamada de protease, que é responsável pela sobrevivência do vírus quando ele deixa a célula na qual foi criado, e impede a infecção das células sadias.