Divida o número de eventos pelo número de resultados possíveis. Assim, você vai chegar à probabilidade de um evento específico acontecer. No exemplo de "tirar 3 em um jogo de dado", o número de eventos é 1 (só há um "3" em cada dado) e o número de resultados é 6.
Espaço amostral: para cada experimento aleatório E, define-se espaço amostral S o conjunto de todos os possíveis resultados desse experimento. ... Evento: é um conjunto de resultados do experimento, em termos de conjuntos, é um subconjunto S. em particular, S e Φ (conjunto vazio) são eventos.
O espaço amostral, denotado pela letra S , é o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório.
Evento Complementar (A ̅ ) corresponde a todo resultado possível do espaço amostral que faz parte do Evento. ... Evento Mutuamente Exclusivo é aquele que quando consideramos 2 eventos simples, não obtemos nenhum elemento em comum entre os 2 eventos.
Quando a ocorrência de dois eventos independentes não afeta a probabilidade de um sobre o outro, seja na matemática, seja na genética, utiliza-se a regra do E (multiplicação). De acordo com princípios probabilísticos, a ocorrência de dois eventos independentes não afeta a probabilidade de um sobre o outro.
Usando a regra 1 da multiplicação, você calcula a probabilidade de ocorrer face 3 no dado amarelo e face 5 no dado vermelho. Depois, multiplica essas probabilidades. Se a ocorrência do evento A modifica a probabilidade de ocorrência do evento B, dizemos que esses dois eventos, A e B, são dependentes.