A ordem de uma reação química é a relação matemática que existe entre a taxa de desenvolvimento ou velocidade da reação e a concentração em quantidade de matéria dos reagentes.
A etapa determinante da velocidade A velocidade de reação global é determinada pelas velocidades das etapas até (e incluindo) a etapa elementar mais lenta. A etapa mais lenta em um mecanismo de reação é chamada etapa determinante de velocidade ou etapa limitante de velocidade.
- Se for em relação a um determinado reagente, a ordem será igual ao expoente da sua concentração na expressão da lei da velocidade; - Se for a ordem global da reação, ela será obtida por meio da soma dos expoentes na equação da lei da velocidade, também conhecida como lei de ação das massas ou lei de Guldberg-Waage.
As reações químicas podem ser classificadas segundo vários critérios. A classificação mais importante é dada a seguir: reações de síntese ou de adição; • reações de análise ou de decomposição; • reações de deslocamento ou de substituição ou de simples troca;~~• reações de dupla troca ou de dupla substituição.
Para representar a reação química, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformação. Em cima da seta, são utilizados alguns símbolos indicando as condições nas quais a reação deve ocorrer.
A velocidade média de uma reação química pode ser dada através da razão da variação de concentração pelo tempo de reação. As unidades podem variar. Conhecendo as informações sobre um dos participantes da reação, podemos calcular a velocidade dos outros participantes e até mesmo a velocidade média da reação.
Complexo ativado é o estado intermediário (estado de transição) formado entre reagentes e produtos, em cuja estrutura existem ligações enfraquecidas (presentes nos reagentes) e formação de novas ligações (presentes nos produtos). ... Em uma reação, o complexo ativado possui mais energia que os reagentes ou os produtos.
Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. ... As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).
Na maioria das reações químicas realizadas na prática em indústrias e em laboratórios, a quantidade de produto obtido é menor que a quantidade esperada teoricamente. Isso quer dizer que o rendimento da reação não é igual a 100%, pois a massa total dos reagentes não foi completamente convertida em produtos.