As cavernas são formadas a partir da reação em equilíbrio químico de dissolução do carbonato de cálcio em água e gás carbônico. Ao gotejar de maneira lenta e contínua, é liberado o gás e a água evapora, formando no teto as estalactites. Já as gotas que caem ao chão formam as estalagmites.
Essas formações são denominadas estalactites, quando estão no alto; e estalagmites, quando estão para baixo. Ambas são formações decorrentes do gotejamento de água das fendas das paredes das cavernas de rocha calcária, transportando parte do calcário desta.
A caverna se forma quando água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolve, formando “ocos” no relevo. Esse processo é o que define o surgimento da maioria dos tipos de caverna.
Formar uma estalactite demora muitos anos, geralmente crescem 0,5 cm e 2,5 cm em cada século. Mas o processo não termina aí. A água que pinga de uma estalactite cai no chão da gruta e ao evaporar aí começam a formar-se depósitos de carbonato de cálcio e começa a formar-se uma estalagmite.
Resposta. A água penetra no solo calcáreo e vai arrastando o carbonato de cálcio. Ao pingar, na gruta, ela deixa um resíduo no teto, que vai se cristalizando e formando as estalactites. O que ela arrasta para o solo da caverna vai se acumulando e formando as estalagmites.
Materiais e Reagentes:
Estalactites são formações rochosas sedimentares, mais explicitamente rochas sedimentares quimiogénicas, que se originam no teto de uma gruta ou caverna, crescendo para baixo, em direção ao chão, pela deposição (precipitação) lenta e contínua de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto ou que sofre ...
Além de paisagens de tirar o fôlego e trilhas com um toque mágico, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) esconde mais segredos do que se imagina. É na Gruta do Janelão, principal atrativo do parque, que se encontra a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.
Vigia é aquele que faz o trabalho de vigiar, zelar, guardar, através da observação, um patrimônio alheio, com a finalidade de inibir ou detectar tentativas de crime contra o patrimônio (furto, roubo, dano e etc).