Paratormônio alto: Normalmente é indicativo de hiperparatireoidismo, principalmente se a dosagem de cálcio no sangue estiver elevada. Além do hiperparatireoidismo, o PTH pode estar elevado no caso de insuficiência renal crônica, deficiência de vitamina D e na hipercalciúria.
A dosagem de PTH sérico foi realizada por ensaio imunoquimioluminométrico, com valores de referência para a normalidade entre 10 e 65pg/mL.
Como o exame é usado? O PTH intacto é o teste de hormônio da paratireoide pedido com mais frequência. É realizado para ajudar a diagnosticar o motivo de um nível de cálcio aumentado ou dimunuído, e para ajudar a diferenciar entre causas relacionadas à paratireoide e não relacionadas à ela.
Mas, para suprir essa carência é possível recorrer à alimentação. “Diariamente, 400mg de cálcio saem da corrente sanguínea e são depositados nos ossos através de trocas metabólicas”, diz. É preciso que o paciente mantenha os níveis de absorção por meio do consumo de alimentos compostos por cálcio.
Além das suplementações que podem auxiliar no combate aos efeitos da osteoporose, é importante investir em uma dieta rica em vitamina D e cálcio. Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos e bebidas como iogurte, leite, leite de soja, salmão, sardinha, suco de laranja, atum e espinafre.
Como fortalecer os ossos na Menopausa