A lua nova era mais indicada para o plantio de batatas e, também, para o trabalho de podas nas plantas; a lua crescente correspondia ao momento ideal para o plantio de mudas frutíferas; o período de lua cheia era o ideal para o plantio de mudas ornamentais; e durante a lua minguante, os povos antigos colhiam cereais e ...
Tipo de poda artificial que tem por objetivo o rejuvenescimento, reconstituição e tratamento da planta, através da eliminação de quase toda copa deixando somente os ramos principais para favorecer o crescimento de novos brotos e galhos.
O objetivo das podas de renovação e rejuvenescimento é revitalizar as árvores velhas ou descuidadas, que não mostram uma produção abundante, mas cujos troncos e ramos principais estão sadios. Consiste na eliminação da folhagem e ramos secundários, deixando-se apenas o esqueleto dos ramos principais.
Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
lua minguante é também ideal, já que a seiva das plantas refluem para a raiz, fazendo com que a poda dos galhos e folhas desperdice menos seiva. E finalmente a poda no período da tarde permite que as plantas tenham o período noturno para cicatrizar os cortes.
1 - Escolha o dia para fazer a poda. É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados.
Quando se deve podar o limoeiro? Geralmente, a melhor época para podar esta árvore são os primeiros meses do ano — janeiro e fevereiro — e os primeiros meses do verão (junho e julho).
inverno
A poda deve ser feita no período de dormência da planta, final do inverno ou início da primavera. Para identificação desse período, a videira deverá estar quase sem folhas. Deve-se contar 12 gemas a partir do enxerto e podar em forma de bisel com uma tesoura de poda afiada e esterilizada em fogo brando.
Caso a videira seja plantada no jardim, o solo precisa estar profundo, bem drenado e ligeiramente argiloso ou arenoso. Ao vaso devem ser adicionados, no fundo, pequenos pedriscos para garantir a drenagem, e a mesma quantidade de composto e terra vegetal.
Regar bem. Manter regas regulares, principalmente se o recipiente estiver sob cobertura. Adubações posteriores com 3 e depois 6 meses com adubos granulados comerciais do tipo cerca de 100 g/ muda aplicados ao substrato existente, mas procurando não tocar no tronco. Regar a seguir.
Deve-se cortar todos os galhos do porta-enxerto, deixando só dois ou três, para deixar o enxerto respirar, caso a técnica seja feita no campo. A borbulha e suas formas, como o T normal; T invertido; em janela aberta; em janela fechada; chapinha e anelar. Com um canivete, corte um pedaço da casca do enxerto, a borbulha.