A Quaresmeira ou flor-de-quaresma, como são conhecidas as árvores do gênero Tibouchina granulosa, florescem mesmo em temporada de chuva deixando Brasília ainda mais bela. ... Já a Tibouchina mutabilis é uma espécie muito interessante, porque suas flores mudam de cor, do branco para o roxo, à medida que envelhecem.
Quaresmeiras são árvores de flores roxas ou róseas e recebem esse nome porque florescem no período da Quaresma. ... Nativa do Brasil, a quaresmeira é uma árvore de médio porte e de rápido crescimento, atinge geralmente de 8 a 12 metros de altura.
São popularmente conhecidas: as quaresmeiras roxa e rosa (Tibouchina granulosa) e o manacá da serra (Tibouchina mutabilis). O manacá diferencia-se das quaresmeiras principalmente pela coloração das flores, que ao abrirem são brancas, no dia seguinte ficam de cor lilás e no terceiro dia tornam-se roxo-violáceas.
A Quaresmeira é uma árvore de pequeno a médio porte, que encanta por sua belíssima floração em uma copa densa e encorpada. Originária da Mata Atlântica, esta espécie aprecia o clima tropical e subtropical, tolerando bem o frio moderado. Pode atingir de 8 a 12 metros de altura.
Nome Científico: Tibouchina granulosa (Melastomataceae). Características: A Quaresmeira é uma espécie arbórea com altura de 8-12 m e 30-40 cm de diâmetro, com ronco revestido por casca pouco escamosa. As folhas são opostas cruzadas, lanceoladas ou elípticas, rijas e com indumento escabro nas duas faces.
Cores de Quaresmeira A planta possui flores em três colorações: Branca, Roxa e Rosa e é bastante confundida com o ipê amarelo e com os manacás . O tipo que dá flores roxas é o mais apreciado por todos, mas as flores rosas também são muito bonitas.
Além da importância ecológica, a quaresmeira não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em calçadas sem danificá-las. Altura média: 8 a 12 m. Crescimento anual médio: lento. Meses e duração da floração: Ocorre duas vezes, de junho a agosto e de dezembro a março.
Solo drenável – um tipo de solo o qual a água possa escorrer com facilidade. Em um solo drenável o terreno não fica encharcado, acumulando umidade, o que é péssimo para a planta. Sol pleno – escolha um local no qual a árvore receba luz direta do sol.
Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral. ... Apesar de preferir esses cuidados, a quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres.
Plante a quaresmeira em um solo bem drenado que receba luz solar parcial a completa, o que significa um mínimo de cinco horas de luminosidade diária. Plante o arbusto no solo na mesma profundidade em que estava plantado no vaso do viveiro, uma vez que plantá-lo muito no fundo pode matar a planta.
Use uma serra de poda para podar os galhos de 2 cm de diâmetro ou menos. Os galhos entre 2 cm e 4 cm de diâmetro devem ser cortados com o alicate de poda. Os maiores devem ser cortados com uma tesoura de poda. Use apenas ferramentas afiadas para podar.
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
Necessita de sol e solo fértil e de umidade moderada. Para plantar, abrir um buraco maior que o torrão da muda. Colocar adubo animal de gado bem curtido, cerca de 1 kg/muda, misturado a composto orgânico oriundo de folhas decompostas. Colocar também 100 gramas de farinha de ossos. Misturar tudo bem.
Corte as pontas em diagonal e separe estacas de, no máximo, 30 cm – não confunda a parte de baixo com a de cima. Da parte de baixo sairão as raízes, isso é natural, mas se você plantar de cabeça para baixo, bem, não vai resultar.
Como fazer muda de Manacá da Serra
As mudas do Manacá da Serra podem ser feitas de duas maneiras: por propagação de sementes e por estaquia, onde um galho de uma planta já adulta é usado como para criar uma nova. Contudo, os dois métodos podem ser trabalhosos e não trazer o resultado esperado.
Passo a passo
Recomenda-se fazer a poda sempre após a floração, deixando sempre algumas folhas para a árvore continuar sobrevivendo, se possível utilizar uma tesoura bem afiada e em seguida utilizar calda bordaleza para a cicatrização e evitar fungos.
Uma das diferenças é a cor das flores. As flores do Manacá-da-Serra, desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando a rosa. Já as flores do Manacá-de-Cheiro, iniciam com um tom de azul-arroxeado e com o passar do tempo, vão clareando, passando de rosa para branca.
Pode ser usada no tratamento de reumatismos, artrites, afecções inflamatórias, dores, cólicas menstruais, cãibras, febres, gripes, resfriados, doenças venéreas, agindo ainda como tônico e depurativo do sistema linfático.
Esta planta é um arbusto cujas raízes são utilizadas tradicionalmente como estimulante do apetite, contra disfunções hepáticas, reumatismo, dores musculares, de estômago e de cabeça e as folhas desta planta podem ser utilizadas como depurativo do sangue, em afecções renais e hepáticas.
O Manacá da Serra Anão é uma planta precoce, podendo iniciar a floração com meio metro de altura. A espécie aprecia tropical e não tolera geadas. Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido....INFORMAÇÕES DO PRODUTO.
Terra da Gente Características Morfológicas: Esta árvore tem entre sete e 12 metros de altura e tronco girando em torno de 20 a 30 centímetros de diâmetro. Suas folhas são rígidas e as flores mudam de cor à medida que ela envelhece (possui de tons brancos ao roxo, passando pelo rosa). Origem: Mata Atlântica, Brasil.
Saiba como recuperar uma planta seca
Muito provável que seja excesso de água ou irrigação logo depois do adubo não seguindo recomendações. Diminua a quantidade de regas e realize uma pode de manutenção dos galhos com as folhas amarelada.
Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. A planta começa, então, a produzir um hormônio chamado ácido abscísico. ... O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.
Temos dois truques que quase sempre funcionam para verificar se há excesso ou falta de água na sua jabuticabeira. 1) Folhas caindo e sem sinais de brotação de novas folhinhas: Alerta! Pode ser falta de água! Nessa situação, procure dobrar a quantia de água usualmente utilizada e observe se haverá alterações na árvore.