No tocante ao intervalo para repouso e alimentação, considere: ... É válida cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho contemplando a redução do intervalo intrajornada, tratando-se de direito disponível passível de ser negociado coletivamente.
“Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.
a CLT determina que entre uma jornada e outra deve haver, no mínimo, 11 horas consecutivas de descanso; no caso de empregados que mantêm uma jornada de 4 horas até o limite de 6 horas de trabalho, terão o descanso de 15 minutos.
São as empresas que definem quando o horário do almoço será tirado. ... Caso a jornada tenha entre 4 horas e 6 horas diárias, o intervalo deve ser de 15 minutos. Para jornadas de trabalho abaixo de 4 horas, o funcionário não tem direito ao intervalo. É importante esclarecer que o intervalo não pode ser dividido.
Estudos mostram que pular o desjejum e comer muito tarde são ações associadas a maior risco de obesidade e complicações de saúde decorrentes do peso excessivo.
"Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, pois cada vez que ingerimos algum alimento, o corpo gasta energia para digeri-lo - o que também leva a um gasto calórico - e faz com que a atividade dos intestinos seja intensa e regular", explica Caroline.
Pães de queijo e torradas também são bem-vindos. Sirva também algumas geleias, manteiga, patês e frios. "Para facilitar, os frios podem ser servidos misturados, e não um em cada prato", explica o chef Vinicius Rollo, do PJ Clarke's, em São Paulo.
Pular a primeira refeição do dia também está ligado a um maior risco de ter colesterol alto e doenças cardíacas. Isso acontece porque quem pula refeições normalmente não tem uma alimentação saudável e não segue uma dieta equilibrada, o que faz com que ocorra aumento da gordura e do colesterol no organismo.
Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.
Maneire no complemento do café: o que você acrescenta ao café é que te engorda. Açúcar, xaropes, chantilly, entre outros ingredientes, podem tornar uma xícara de café em uma verdadeira bomba calórica.
10 Sugestões de café da manhã saudável e barato