Alguns autores apontam a falta de materiais específicos, a deficiência de espaço adequado a essas práticas, e falhas na formação profissional, como as principais razões da ginástica não ser contemplada na escola (Moreira, 2006).
A ginastica, de modo geral, pode melhorar a vida de qualquer indivíduo, tendo em vista os grandes problemas gerados pelo sedentarismo e pela obesidade. Além de ajudar na promoção da saúde, também ajuda a melhorar a aparência, a melhorar o humor, e a inserir o indivíduo na sociedade.
A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias.
Resposta: Ginástica competitiva: é realizada em grupo e tem como objetivo a cooperação. Confiança, é a palavra chave nesta modalidade, pois é preciso confiar, cegamente, no parceiro para o resultado final ser um trabalho belo, dinâmico e forte, equilibrado, flexivo e dentre outros.
As ginásticas competitivas são: ginástica rítmica, artística, acrobática, aeróbica e de trampolim. ... Por sua vez a ginástica artística, conhecida principalmente pelos Jogos Olímpicos é disputada tanto por homens, quanto por mulheres, com a apresentação em aparelhos de grande porte como o cavalo, as argolas, etc.
É um esporte que é realizado em aparelhos oficiais. Requer força, agilidade, coordenação, controle do corpo, flexibilidade, equilíbrio, elegância e graça. Como por exemplo: Barras assimétricas, Barra fixa, Argolas e outros.
Caracteriza-se como ginástica de competição aquelas em que existe uma preocupação em ser o número 1 do esporte, a conquistar medalhas e a chegar a alta performance do atleta. Portanto, a ginástica de competição pode ser tanto a ginástica artística, quanto a rítmica ou de trampolim.
Nessa aula de ginástica geral os alunos poderão vivenciar uma das várias modalidades de ginásticas, que oferece boas possibilidades de trabalho, considerando-se a realidade de nossas escolas e alunos. Ginástica geral inclui as ações caminhar, correr, saltar, rolar, transportar, suspender, alongar, dentre outras.