Tem direito ao abono salarial o trabalhador com carteira assinada que recebe até dois salários mínimos, esteja há pelo menos cinco anos inscrito no PIS/Pasep e tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base.
Como saber se tenho direito?
Como consultar o saldo do PIS/PASEP A primeira ocorre por meio da página da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, o cidadão deve informar o número do NIS, CPF ou email e senha de acesso. Uma vez conectado em sua página individual, basta selecionar a opção 'PIS' e depois clicar em 'Consulta e pagamento'.
Também é possível consultar o saldo do PIS pelo telefone, pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou ligando no Empregados públicos devem consultar o site do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do BB, nos números 4004-0001 ou
Pelo site da Previdência Social é possível solicitar uma certidão relativa ao PIS, PASEP ou FGTS. Qualquer beneficiário da previdência pode pedir a certidão. No primeiro campo, digite o número do seu benefício sem pontos, traços ou barras. Em seguida, coloque a sua data de nascimento --o ano deve ter quatro dígitos.