Quem pode fazer laqueadura As regras para a realização da laqueadura, no SUS ou pelo convênio, estão na lei de planejamento familiar (lei federal n° 9.
LEI Nº 9.
Um dos métodos utilizados é a vasectomia ou esterilização cirúrgica masculina, no qual corta e amarra os canais deferentes. É um método regulamentado pela Constituição Federal por meio da Lei 9.
A esterilização cirúrgica voluntária consiste em um método contraceptivo realizado através da laqueadura tubária, vasectomia ou outro método cientificamente aceito.
O Programa de Planejamento Familiar (PLF), tem como objetivo assegurar aos beneficiários a informação e o acesso aos métodos de contracepção eficazes e seguros, que permitam uma relação segura e saudável, sem que necessariamente se parta para um procedimento cirúrgico de difícil ou até impossível reversão.
O planejamento familiar funciona através do controle do número de filhos e intervalos entre gestações. Essas ações tem como objetivo garantir o bem estar da criança e do casal, pois dessa forma é possível escolher qual o melhor momento para a chegada dos filhos e o crescimento da estrutura familiar.
Gravidez indesejada e violência urbana A irresponsabilidade brasileira diante das mulheres pobres que engravidam por acidente é caso de polícia literalmente. Insisto em dizer que o planejamento familiar no Brasil é inacessível aos que mais necessitam dele.
De acordo com o art. 2º da Lei nº 9.
“As laqueaduras geralmente variam de R$ 5.
“Por esse mesmo motivo, também não é permitido fazer laqueadura durante o parto, período de maior vulnerabilidade para a mulher tomar uma decisão como essa. A lei só abre exceção quando ela já fez várias cesarianas, ou quando há riscos para saúde em caso de nova gestação”, alerta.
Na maioria das vezes, a mulher pode fazer a laqueadura após a cesárea, evitando ter que fazer uma nova cirurgia. A laqueadura é considerada um procedimento seguro, no entanto assim como outras cirurgias pode ter riscos, como hemorragia, infecção ou lesões em outros órgãos internos, por exemplo.
Considerando uma pesquisa de preços na região da capital de São Paulo, o valor médio de um parto cesárea no médico particular é em torno de R$ 6.
Quanto tempo demora uma cesariana É variável. Depende se se trata da primeira cesariana ou se há cesarianas anteriores. Se é uma cesariana em ausência ou em trabalho de parto. Mas, normalmente, varia entre 30 a 60 minutos.