A contabilidade é essencial para a manutenção de uma empresa no mercado, para a tomada de decisões e para uma boa saúde financeira. ... A contabilidade para empresas é responsável por mostrar aos gestores todos os valores de seus custos, despesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos.
O contador é o guardião da riqueza monetária das pessoas. As pessoas jurídicas movimentam um conjunto de riquezas (bens corpóreos e incorpóreos, direitos e obrigações) que formam o seu patrimônio.
A contabilidade gerencial ocupa exatamente essa lacuna. Por meio de planilhas, gráficos e relatórios, o contador oferece ao empresário o melhor entendimento possível da posição da empresa, de forma detalhada, acessível e simples, possibilitando acertos e a tomada de decisões embasada na realidade.
O aparecimento da obra de Frei Lucca Pacioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade. ... O método já existia na Itália, principalmente na Toscana, desde o século XIV. O tratado destacava, inicialmente, o necessário ao bom comerciante.
Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá. Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma: CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO – período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
A origem da contabilidade está ligada à necessidade do homem fazer o registro do comércio. ... Foi nesse período, inclusive, que o Frei Franciso Luca Pacioli, considerado o “Pai” da contabilidade ao criar o “método das partidas dobradas” (1494) torna-se conhecido.
Em 1494, o Frei Luca Pacioli lança o Tratado da Contabilidade por Partidas Dobradas, que o torna pai da Contabilidade, ao explanar a técnica usada na Toscana desde o século XIV. Sua obra dá um peso importante e torna-se um marco no desenvolvimento científico da Contabilidade.
A Contabilidade somente foi reconhecida como ciência no século XIX, seu nome deriva do termo contabilita, da escola italiana, que significa registro de contas.
O período de 1494 a 1800, conhecido como a Era da Estagnação, foi para a Contabilidade um período de consolidação. ... Vários órgãos emissores de normas contábeis foram criados até chegar ao atual Financial Accounting Standard Board (FASB).
A Contabilidade permite o controle da movimentação do Patrimônio das empresas. ... As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
O registro tem como função registrar todos os eventos econômicos e financeiros ocorridos dentro de uma empresa. É nele que você vai poder verificar quais são os benefícios, os direitos, as obrigações, o que a empresa teve de receita, de despesa, enfim, quanto ela, efetivamente, está gerando de lucro ou de despesa.
Existem vários tipos de contabilidade? A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. ... A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.).
O REAL OBJETIVO DA CONTABILIDADE. Alguns pensadores da ciência contábil indicam que o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais.