360 horas
Melhores cursos de pós-graduação do Brasil
Qual pós-graduação fazer? 4 dicas para escolher o curso certo!
A avaliação dos cursos de pós-graduação é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos recebem notas de 1 a 7, sendo que de 1 a 2 são reprovados e notas 5, 6 e 7 indicam excelência.
A pós-graduação é uma complementação à formação acadêmica. Nela você pode continuar a desenvolver o que aprendeu na graduação, focando em uma área específica do seu campo de atuação, ou buscar cursos em outras áreas completamente diferentes da sua formação e, assim, mudar sua carreira.
O primeiro passo para entrar em uma pós-graduação é possuir um diploma de graduação ou de um curso superior reconhecido. Caso ainda não possua o diploma, vale uma declaração de conclusão de curso que informe que você está apenas aguardando o documento.
Uma pós-graduação é bastante diferente de um curso superior não apenas em sua estrutura, duração e propósito, mas também na forma de inserção. Ao contrário dos vestibulares tradicionais, o processo seletivo para uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado pode variar bastante entre cada instituição de ensino.
Veja, na galeria de fotos a seguir, as 10 melhores universidades para MBA:
Todo MBA é considerado uma pós-graduação, mas nem toda pós é um MBA. O curso de MBA é indicado para quem já trabalha em uma área e deseja se capacitar para ser líder ou gestor(a). Já a pós-graduação lato sensu é um aprofundamento em uma área. Na graduação o aluno tem acesso a diferentes segmentos da sua profissão.
A sigla MBA vem do inglês Master in Business Administration. É uma pós-graduação do tipo lato sensu voltada para profissionais que desejam adquirir ou aprofundar conhecimentos na área de gestão e administração. Os cursos MBA possuem duração mínima de 360 horas, segundo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).