Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas palavras: assar, banho, arroz, querido. ... Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Dígrafo Consonantal Encontro de duas letras que representam um fonema consonantal. Os principais são: ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, gu e qu. Exemplos: chave, chefe.
Tipos e exemplos de dígrafos
Exemplos: lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, ou seja, uma única emissão de som. Os dígrafos podem ser consonantais ou vocálicos. Os dígrafos ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema.
Representam vogais nasais Os dígrafos que representam vogais são: am, em, im, om, um, an, en, in, on, un. Observações: No fim de palavras am e em não são dígrafos, porque representam um ditongo nasal, isto é, dois fonemas (exemplo: falam /fálãu/.)
Dígrafo é o encontro de duas letras que produzem um só fonema. Já o dífono é uma letra que produz dois fonemas. ... Cada uma dessas letras emite um som que é chamado de fonema.
A palavra "travesseiro" possui 11 letras e 10 fonemas. O fonema é a menor unidade sonora da língua. Uma palavra possui uma série de fonemas que, juntas, determinarão a pronúncia da mesma.
Na palavra 'fixa', a letra 'x' representa o fonema /ks/, ou seja, foneticamente, é igual a "ficsa”. Por essa razão, é uma palavra que possui 4 letras e 5 fonemas.
A palavra táxi tem 4 letras e 5 fonemas. A palavra bem tem 3 letras e 2 fonemas.