Como mencionado, a primeira codificação conhecida data do século XVIII. No entanto, o Direito enquanto forma de regulação, ainda que não dissociado de outras áreas ou sistemas, é anterior, presente já nas primeiras agrupações humanas.
Em inglês, a declaração universal dos direitos humanos fica: Universal Declaration of Human Rights. Nesse sentido, podemos perceber que há 33 palavras formando o nome da declaração feita em 1945.
A origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos encontra-se relacionada à existência da Segunda Guerra Mundial e suas consequências, como o Holocausto, que levou à morte de milhões de pessoas.
Os ODS são parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas: "Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", que depois foi encurtado para Agenda 2030. As metas são amplas e interdependentes, mas cada uma tem uma lista separada de metas a serem alcançadas.
E depois da rendição da Itália e da Alemanha,o grand finale dos massacres ficou por conta dos americanos,que em 1945 lançaram duas bombas tômicas sobre as cidades de Hirishima e Nagasaki,no Japão. Três anos depois em dezembro de 1948,foi aprovada pela ONU a "Declaração Universal dos Direitos Humanos".