Funções do Ciclo da Ureia A principal função do ciclo da ureia é eliminar a amônia tóxica do corpo. Ou seja, tem a função de eliminar o nitrogênio indesejado do organismo. A ureia é eliminada do organismo de animais superiores, através da urina.
A síntese da ureia representou um marco na história da Química Orgânica, pois antes se acreditava que os compostos orgânicos só poderiam ser produzidos por seres vivos, animais e vegetais. Essa ideia era conhecida como “Teoria da Força Vital” ou “Teoria do Vitalismo”.
A uréia é um tipo de fertilizante sólido muito utilizado para fazer a adubação de um grande número de plantas. Apresenta-se na forma de grânulos brancos que contém em sua composição 46% de Nitrogênio. É o fertilizante sólido de maior concentração de Nitrogênio.
A fórmula química da ureia é (NH2)2CO. Olhando a fórmula química da ureia temos que em cada molécula dela temos 4 átomos de hidrogênio.
A ureia foi descoberta por Hilaire Rouelle em 1773. Foi o primeiro composto orgânico sintetizado artificialmente em 1828 por Friedrich Woehler, obtido a partir do aquecimento do cianato de amônio (sal inorgânico). ... Na manufatura de plásticos, especificamente da resina ureia-formaldeído.
Atualmente, é um composto orgânico por ser baseado em carbono, já que a definição de substância orgânica foi alterada quando Woehler sintetizou ureia a partir de cianato de amônio (substância inorgânica).
Assim, os sintomas da uremia são:
A ureia alta, então, significa que você está com altos níveis de proteína animal na alimentação, combinada com pouca ingestão de água. Isso ocorre porque o fígado libera a ureia e ela chega até os rins, que têm capacidade de filtrar o sangue e eliminar o excesso de ureia.