O que Pars Interarticularis? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Define-se pars interarticularis como uma parte do arco neural que fica entre as facetas articulares superior e inferior. Nas vértebras lombares a pars interarticularis foi ainda subdividida, sendo o "pilar lateral" (lateral buttress) o que oferece principal suporte estrutural.
O que é Espondilólise Ístmica bilateral?
Ístmica: formada por defeito vertebral ou má formação. Pode aparecer mais em crianças e adolescentes; Traumática: gerada por quedas e acidentes que resultam em fraturas ou traumas na região, levando ao deslizamento das vértebras; Displásica: costuma ocorrer na região lombar, entre as vértebras L5 e S1.
Quem tem espondilólise pode correr?
Geralmente, é desaconselhado realizar atividades de alto impacto, sobretudo na coluna, que causem dor, desconforto ou comprometam o bem-estar físico do paciente. Atividades como corrida, atletismo e ginástica olímpica demandam grande esforço lombar, podendo acarretar em maior stress vertebral.
Como evitar espondilolistese?
Tanto como tratamento, mas também como uma forma de prevenção, o melhor a se fazer para evitar a espondilolistese é sempre manter os músculos da coluna fortalecidos, já que eles irão proteger e evitar a movimentação dos ossos.
O que significa Listese na coluna?
A coluna vertebral é formada por uma série de ossos denominados vértebras. O termo “espondilolistese” é derivado do termo “espondilo”, que significa vértebra, e “listese”, que significa escorregamento. Portanto, espondilolistese nada mais é do que o escorregamento anormal de uma vértebra sobre a outra.
O que é Lolise ou Listese?
A espondilólise é uma situação onde há uma pequena fratura de uma vértebra da coluna, que pode ser assintomática ou dar origem a uma espondilolistese, que é quando a vértebra 'escorrega' para trás, deformando a coluna, podendo pressionar um nervo e causar sintomas como dor nas costas e dificuldade para se movimentar.
O que é deslocamento de vértebra?
Esta condição é diagnosticada quando uma vértebra desliza para a frente e pode ocorrer como consequência do processo geral de envelhecimento, no qual os ossos, articulações e ligamentos da coluna ficam fracos e menos capazes de manter o alinhamento da coluna vertebral.