Os nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Em humanos, são compostos por 12 pares que partem do encéfalo e o conectam aos órgãos dos sentidos e músculos. Enquanto isso, os nervos raquidianos ou espinhais conectam a medula espinhal a células sensoriais e diversos músculos pelo corpo.
Nervo Trigêmeo
Nesse sentido, temos: Nervos sensitivos: Olfatório (I), Óptico (II) e Vestibulococlear (VIII); Nervos motores: Oculomotor (III), Troclear (IV), Abducente (VI), Acessório (XI) e Hipoglosso (XII); Nervos mistos: Trigêmeo (V), Facial (VII), Glossofaríngeo e Vago (X).
Nervos espinhais: são aqueles que partem da região da medula espinhal. Existem 31 pares de nervos espinhais e eles recebem denominação de acordo com a região da coluna vertebral de onde emergem. Desses 31 pares: 8 pares são de nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo.
O sistema nervoso periférico é uma rede de nervos que conecta o cérebro e a medula espinhal ao restante do corpo. A grande maioria do que comumente se denominam nervos (que são realmente os apêndices dos axônios de células nervosas) são considerados como constituintes do SNP.
Resposta. É a medula espinhal.
Sistema nervoso periférico Os nervos cranianos são doze pares de nervos, ligados ao encéfalo, que se relacionam com a cabeça e o pescoço. Recebem o nome de nervos cranianos em virtude de sua origem. São eles: Três deles são sensoriais e levam informações ao encéfalo (centrípetos - olfativo, óptico e auditivo).
É o órgão mais importante do sistema nervoso. Considerado o órgão mais volumoso, pois ocupa a maior parte do encéfalo, o cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo.