Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998. No fecho de documentos, coloque ponto-final após a data: Florianópolis, 27 de março de 2008. O ano de publicação de atos normativos deve ser escrito com quatro algarismos, após a barra: Lei de Licitações/1993; Lei n. 8.
Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase. A mesma explicação cabe para o exemplo “DE 12 A 15 DE SETEMBRO”.
O acento indicativo de crase deve ser usado entre numerais ou não? Veja a explicação do professor: Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).
Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”.
Jamais crase diante de sábado e de domingo. Exemplo: a loja estará aberta da segunda-feira à sexta-feira. OU A loja estará aberta de segunda-feira a sexta-feira. A loja estará aberta de segunda-feira a sábado.
Na indicação do intervalo de tempo de ocorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase.
Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado. Atenção para o plural - segunda-feira/ segundas-feiras; sexta-feira/sextas-feiras.
a) Use no texto, de preferência, a forma completa: segunda-feira, quarta-feira. Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.
Tanto a forma singular (segunda-feira) como a forma plural (segundas-feiras), nesse contexto, têm o mesmo sentido: «todas as segundas-feiras», razão pela qual é facultativo o uso de uma ou de outra forma.
Escreve-se "quarta-feiras", "quartas-feiras" ou "quartas-feira"? O plural de quarta-feira é quartas-feiras. Mas também podemos empregar o singular para significar o plural: por exemplo, «o consultório do estomatologista, em Vila Nova, só funciona à quarta-feira.»
Quartas-feiras é o plural de quarta-feira. O mesmo que: quartas.
Plural dos dias da semana O plural de terça-feira é terças-feiras. O plural de quarta-feira é quartas-feiras. O plural de quinta-feira é quintas-feiras. O plural de sexta-feira é sextas-feiras.
O documento se escreve com hífen: Os manifestantes entregaram o abaixo-assinado ao presidente. O signatário se grafa sem o tracinho: Paulo da Silva, abaixo assinado, solicita… Plural: abaixo-assinados, abaixo assinados.
Significado de Abaixo-assinado substantivo masculino Documento que, por conter a assinatura de várias pessoas, expressa a opinião de um grupo, representando seus interesses, normalmente tem caráter público e de protesto.
Significado de Assinado adjetivo Autenticado; comprovado por meio de uma assinatura; que contém assinatura, o nome escrito. Regulamentado pelo autor ou artista por sua assinatura: obra assinada.
Assinada é o feminino de assinado. O mesmo que: subscrita, atestada, autenticada, certificada, firmada.
A abreviatura ass. está descrita como correspondente a assimilação no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras e no VOLP da Porto Editora. Nestas obras, a abreviatura de assinado é a., que o Dicionário Houaiss também regista: «[a.]
Abaixo-assinado é um tipo de solicitação coletiva feita em um documento para pedir algo de interesse comum a uma autoridade ou para manifestar apoio a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo. Difere do requerimento e da petição, que são solicitações individuais.
Abaixo-assinado é um documento particular, assinado por um grupo de pessoas, que visa fazer uma solicitação coletiva para pedir ou reivindicar algo de interesse comum a uma autoridade ou até mesmo para manifestar apoio/solidariedade a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo.
Geralmente, o mínimo de assinaturas necessárias é 100 mil. Para Roque, o modo que a justiça brasileira trata os abaixo-assinados online precisa melhorar muito. — É preciso urgente mudar a legislação para que seja possível aos cidadãos participar mais ativamente da vida política.
Trata-se de um texto de cunho argumentativo, no qual um determinado grupo de pessoas se mobiliza em prol de uma reivindicação destinada a alguém com poder de decisão, visando à solução da problemática ora requisitada.
Bula de Remédio: É um texto instrucional cuja finalidade é orientar as pessoas na utilização de um medicamento receitado pelo médico. Para Além do Texto: Solicitar aos alunos que procurem em casa caixas de remédios com respectivas bulas para analisar: ... Em seguida, fazer o registro do texto coletivo no caderno.
Em geral, o abaixo-assinado não tem força de lei. Logo, somente as próprias leis possuem a força de lei. ... Ainda assim, o abaixo-assinado tem um determinado peso, já que se trata de uma espécie de manifestação popular sobre um determinado assunto.
Abaixo-assinado é um documento elaborado e assinado por um grupo de pessoas que defendem uma mesma questão. A prática permite que diversas pessoas se reúnam e façam uma solicitação à uma autoridade. Pode ser ao prefeito de uma cidade, ao diretor de uma escola ou, no caso de um condomínio, ao síndico.