O Fórceps é um instrumento cirúrgico que é utilizado para auxiliar o parto e facilitar a passagem da cabeça do bebê pelo canal. É uma pinça arredondada, desenvolvida especialmente para segurar a sua cabecinha, na altura das orelhas do recém-nascido.
O parto fórceps é um parto vaginal, porém realizado com a ajuda de um instrumento cirúrgico parecido com uma grande colher para a retirada do bebê. O instrumento é aberto e cada ponta é encaixada em volta da cabeça do bebê a fim de auxiliar a expulsão e retirar o bebê mais rapidamente do canal vaginal.
1. O que é considerado violência obstétrica? Resposta: A violência obstétrica é aquela que acontece no momento da gestação, parto, nascimento e/ou pós-parto, inclusive no atendimento ao abortamento.
O fórceps mais usado é o “de alívio”, que é utilizado quando o bebê já está no canal vaginal e, seja por condições maternas ou fetais, é necessário retirá-lo do canal de parto. Mas também existem mais dois tipos de fórceps.
Fórceps odontológico ou boticão é um instrumento cirúrgico utilizado pelo cirurgião-dentista (médico-dentista em Portugal) para auxiliar (juntamente com outros instrumentos) a extração de dentes e de suas raízes.
Fórceps: Utilizado para remover dentes ou restos radiculares. Fórceps 1: Incisivos e caninos superiores. ... Fórceps 151: Pré-molares, incisivos e raízes inferiores Alavancas: Utilizado para remoção de dentes ou restos radiculares. É realizado a luxação, onde há rompimento das fibras do ligamento periodontal.
Como se trata a raiz residual? “ O tratamento primário consiste na realização da exodontia. Faz-se um raio-x periapical para identificar a localização da raiz, bem como a qualidade do osso e à s características do ápice de suas raízes.
Se a raiz é fruto de uma remoção mal feita, por exemplo, ela ficará retida dentro do osso, podendo aparecer na gengiva com o passar dos anos. Nessas situações, a dentista explica que o tratamento é uma nova cirurgia para sua remoção.
A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente." A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registo.
Caso não fique satisfeita com a resposta do seu cirurgião dentista, procure uma segunda opinião em uma consulta, onde haveria avaliação clínica e radiográfica. Sucesso. Há casos de extração dentária onde o remanescente radicular pode ficar intra ósseo sem problema algum, chamamos de sepultamento de raiz.
Espículas ósseas podem ser removidas com o levantamento de um pequeno retalho mucoperiostal e realizando a alveoloplastia com alveolótomo e alisamento do rebordo alveolar com uma lima para osso, também pode ser feito com uma broca minicut adequada, resfriada e irrigada constantemente com solução salina.
"Com isso, os dentes se tornam extremamente sensíveis, perdendo as características ópticas naturais nas bordas - chamadas de incisais - e o mais grave: podem gerar trincas e fraturas internas irreversíveis, a ponto de ser necessário a extração e perda do dente". Veja só, que perigo!
Sinais mais comuns para fraturas em raízes sob prótese dentárias
Quebrar um dente não é uma situação boa, seja pela desordem provocada na estética do sorriso ou pelos problemas para a mastigação decorrentes disso. "Na maioria das vezes, a cárie é a maior responsável por isso”, quem afirma é o dentista Fernando Ultimura.
Se a fratura for muito grande,procure uma emergência apenas para preservar o remanescente do dente,para depois ir ao deu dentista ! Caso seja pequena,higienize muito bem e evite mastigar no lado do dente fraturado,principalmente alimentos duros!