A ação revisional vem tendo grande importância quando se trata da negociação do saldo devedor, caso o banco aceite negociar ou inicie as negociações. Na prática, é possível obter a concessão de mais prazo para o pagamento e/ou um bom desconto em relação ao saldo devedor.
Quanto tempo demora uma Ação Revisional? A medida liminar em média,quando obtida, demora entre 15 a 45 dias (dependendo se concedida pelo juiz ou pelo Tribunal). A liminar pode ser deferida (concedida) de forma parcial, completa ou mesmo indeferida (negada).
Ação revisional, ou ação para revisão de contrato de financiamento de veículo, é um tipo de processo onde o consumidor pede ao Poder Judiciário a intervenção no contrato, com a finalidade de rever determinadas cláusulas contratuais.
Um processo de revisão contratual precisa passar por muitas fases e todo esse tempo é influenciado por juízes, advogados e instituições financeiras. O primeiro passo em uma ação revisional é a liminar, concedida pelo Juiz ou pelo Tribunal de Justiça, o que pode demorar em média de 30 a 90 dias.
O primeiro passo para recorrer ao juros de financiamento é identificando o juros abusivo. Para isso, você pode reler o seu contrato e buscar a parte da cobrança de juros. Verifique se foi cobrado mais de 13% de juros anual. Caso isso tenha acontecido, poderá passar para o próximo passo.
Atualmente existe a ação revisional que é a parte responsável para abaixar o valor dos juros no contrato. Ou seja, uma vez que você identifica os juros alto, você deve abrir o processo de ação revisional, para que uma pessoa responsável possa revisar e tomar suas devidas resoluções.
Como renegociar seu empréstimo consignado?
No consignado, a taxa média de juros varia entre 20% e 35% ao ano. Enquanto isso, modalidades de empréstimos mais populares entre os consumidores chegam a bater a exorbitante marca de três dígitos.
Requisitos do empréstimo consignado no INSS
Os 5 melhores empréstimos online por categoria
Empréstimo Consignado: quais documentos eu preciso para fazer?