As massas de ar, em face de sua formação e propriedades, apresentam diferentes características, o que permite classificá-las em três tipos distintos: massas equatoriais, tropicais e polares. Massas Equatoriais: originam-se nas regiões de baixas latitudes (ou seja, próximas à Linha da Equador).
As massas de ar diferem-se de acordo com o local de origem (continental e marítima), latitude (equatorial, tropical, ártica e antártica e polar) e temperaturas (quente e fria), a saber: Continental: Origina-se na porção continental sendo caracterizada pela baixa umidade, fato que as difere das massas de ar marítimas.
As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. ... Marítima: Por sua vez, as massas marítimas são formadas nos mares e oceanos de forma que a principal característica é a elevada umidade.
Resposta. Resposta: Secas, Chuvas, quedas na temperatura e etc..
O ar se desloca para onde a pressão é menor (onde tem uma coluna menor de ar acima do local) ou seja, de onde tem mais ar para onde tem menos. Por isso, as regiões altas, como em montanhas ventam tanto. E através da diferença de temperatura, o ar frio se desloca para baixo de onde está e o ar quente sobe.
As massas de ar têm elevado poder de promover modificações no clima terrestre de variadas regiões. Isso porque estas são responsáveis pelo processo de resfriamento das variadas zonas do planeta, bem como são as que determinam o aquecimento de demais regiões.
No Brasil, as principais massas de ar que influenciam o clima são: ... No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida.
O Brasil, assim, sofre as variações de cinco massas de ar diferentes: a massa Equatorial continental (mEc), Equatorial atlântica (mEa), Tropical continental (mTc), Tropical atlântica (mTa) e a Polar atlântica (mPa).
Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade. ... Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.
Como descrever seu perfil profissional?